quinta-feira, 21 de julho de 2011

Massagem terapêutica realinha estrutura física e energética



Existem terminais de energia em partes do corpo que refletem o organismo como um todo.

A massagem é uma maneira de utilizar o toque de forma terapêutica. A terapeuta corporal Adriana Aparecida Vitorino, coordenadora do Instituto de Pesquisa em Bioenergética (Ipesb), em Londrina, explica que é possível através da massagem realinhar a estrutura física, mas também a energética.

Segundo ela, existem manipulações específicas para relaxar a musculatura e realinhar a estrutura óssea. Ou para harmonizar os meridianos, canais de energia espalhados pelo corpo.

Também existem terminais de energia, partes do corpo, como o rosto, umbigo e planta dos pés, que refletem o organismo como um todo. É com esse conceito que é usada a reflexoterapia, por exemplo. A massagem é feita nos pés e cada ponto corresponde a uma parte do corpo.

Os pontos de energia também são trabalhados em massagens como o shiatsu, ah-má (pronuncia-se rá-má) e a tailandesa, de origem oriental. Ou com a massagem dos elementos da natureza, ocidental.

Na massagem “água”, por exemplo, os toques são bem leves, enquanto na “terra”, são mais firmes. Na massagem “ar”, os toques estimulam o diafragma e uma respiração mais plena e profunda, e na “fogo”, os toques são rápidos, para aquecer. “Você nutre a pessoa naquele elemento que ela precisa”, explica.

A massagem, segundo a terapeuta, pode ajudar na prevenção de doenças porque melhora o sistema imunológico, o humor, a qualidade do sono, a circulação linfático-sanguínea e a regularidade do intestino. Além disso, melhora as relações interpessoais, porque a pessoa passa a se sentir melhor consigo mesma. “É possível melhorar visivelmente da depressão. Nem todos os casos são assim, mas você percebe que, em quem não vê mais saída para os problemas, o tônus energético é baixo”, afirma.

Há pessoas que não gostam de ser tocadas ou de receber massagem por causa do “preconceito” de que a massagem tem que doer. “E é justamente o contrário”, diz.

Mesmo sem saber técnicas de massagens, ressalta Adriana, é possível ter benefícios. Mas é preciso que o toque seja feito com consciência. “Não existe um toque com consciência errado. Querendo fazer o bem, não tem como errar”, afirma. (C.P.)



- Ipesb

Um comentário:

  1. Ótimo post! Parabéns pela clareza.
    Conheça meu site:
    www.massagepraktijklobke.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails