domingo, 17 de julho de 2011

Dicas e receitas para fazer do banho um acontecimento especial



Aprenda a usar óleos essenciais e a preparar o banheiro para o ritual

Repetido diariamente, tomar banho é hoje um gesto banal, que compreende desde os cuidados com a higiene e saúde, o complemento para tratamentos estéticos até a busca pelo bem-estar. Mas, entre o pingar da primeira gota e o abraço final da toalha, há pelo menos 4 mil anos de história

Os registros mais antigos de noções de higiene pertencem ao povo egípcio. Para as culturas mais distantes, a água estava associada ao sagrado, tinha relação com poderes mágicos de cura e purificação, criação e renascimento.

"Os povos da Antiguidade acreditavam que para se dirigir aos deuses, precisam antes se banhar em água pura" , explica Roberta Faria no livro Banho: Histórias e Rituais (Editora Grifo), obra escrita em parceria com Renata Aschar, que traz os significados, usos e formas que o banho adquiriu ao atravessar dos séculos, além de dicas e receitas para fazer dele um evento especial.

"Cada civilização e cada época teve o seu banho, e cada banho teve um sentido diferente. O modo como nos banhamos hoje e por que fazemos isso é a combinação do tempo sobre todas essas experiências" , define a jornalista.

Imerso em banhos atuais
O banho moderno vem acompanhado de um arsenal de cosméticos, produtos farmacêuticos e equipamentos para todos os fins.

Sabonetes, xampus, óleos, géis, cremes e esfoliantes limpam, perfumam e amaciam. A imersão em banheiras tem o poder de massagear a musculatura e aliviar tensões; duchas poderosas dispersam o vapor sobre a pele e facilitam a abertura dos poros.

Tudo em prol do ato de lavar-se. "Spas, institutos de beleza e até tratamentos médicos valeram-se desses elementos para tornar um gesto simples em algo altamente aperfeiçoado e especializado" , avalia Roberta Faria.

Mas isso não significa que você terá que dispor de uma engenharia mirabolante para ter um banho digno de princesa. Em primeiro lugar, precisará de vontade. "O melhor banho, aquele que é prazeroso, depende da decisão de cada um em transformar um ato apressado e, muitas vezes distraído, em um momento especial" , diz a autora de Banho: Histórias e Rituais.

A seguir, Roberta Faria dá dicas e receitas valiosas para você transformar o banho em um delicado ritual, capaz de revigorar o corpo e a alma.

Vá tomar banho!
1. Prepare o ambiente. Coloque uma música para tocar e espalhe velas pelo banheiro para dar um clima aconchegante. Garanta a temperatura agradável do local. No inverno, é aconselhável ligar um aquecedor minutos antes do banho

2. Óleos essenciais penetram mais facilmente na pele em banhos quentes, pois o calor dilata os poros e ativa a circulação. Os aromas também são facilmente absorvidos pela mucosa nasal e rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea

3. Se você é fã número 1 da água pelando, no verão ou no inverno, saiba que banhos quentes são os mais indicados para a noite, pelo calor duradouro que produzem e o efeito relaxante. Nos Spas a temperatura da água não ultrapassa os 40º C.

4. Banhos mornos de imersão têm efeito calmante. São recomendados para combater a insônia e ansiedade.

5. Duchas de água fria, fortes e rápidas aceleram a circulação e ajudam a tonificar a pele.

6. Banhos de temperatura alternada melhoram a circulação, tonificam a pele e energizam. O ideal é intercalar jatos de água quente à ducha fria por apenas alguns segundos. Termine com um banho frio para conferir efeito estimulante .

7. Intensamente perfumados, os óleos essenciais carregam o conteúdo aromático de plantas e ervas. Podem tornar o banho mais relaxante ou estimulante, conforme a combinação escolhida. Camomila, cedro, violeta, lavanda, rosa e manjerona têm efeito relaxante.

Os antiestressantes ficam por conta dos aromas de baunilha, manjericão, laranja, patchuli e lima. Alecrim, bergamota, eucalipto, gengibre, menta e capim-limão promovem sensação estimulante. Para um banho caliente, aposte no poder afrodisíaco de jasmim, sálvia, sândalo, rosa e do ilangue-ilangue. "Fora as propriedades, o mais importante de tudo é escolher um cheiro que seja agradável" , aconselha a jornalista.

8. Para evitar reações desagradáveis, recomenda-se diluir os óleos essenciais em óleos carreadores (de semente de uva, de jojoba, e de gérmen de trigo), praticamente inodoros, antes de adicioná-los à água. A ação dos óleos pode durar cerca de oito horas.

Basta enxugar a pele delicadamente, cuidando para não removê-lo totalmente com a toalha. Se você não goza de uma bela jacuzi para derramar os óleos, isso não é problema. Pingue algumas gotas do óleo em uma gaze e a envolva em uma trouxinha com outra gaze; prenda com um barbante e amarre no chuveiro.

Quando a água passar pelo saquinho aromático, o efeito será o mesmo. "Outra opção é usar aquelas bolinhas de metal, próprias para fazer chá, e enchê-las as folhas da planta. Com o passar da água quente, o efeito será de uma grande infusão" , sugere Roberta.

9. Faça do banho programado um a acontecimento especial. Procure usar produtos que você não costuma usar no dia-a-dia. Sua memória ficará atiçada com os cheiros que te fazem bem.

10. Procure tomar o banho em uma hora tranqüila, para depois poder deitar e descansar. "Esqueça cremes, a escova do cabelo. Não transfome esse momento em num ritual cheio de exigências" , aconselha a autora.

Mergulhe nessas receitas poderosas

Para amaciar e suavizar a pele
½ xícara (chá) de mel líquido
3 xícaras (chá) de leite em pó integral
5 gotas de óleo essencial de rosa
5 gotas de óleo essencial de ilangue-ilangue

Misture todos os ingredientes em uma jarra e despeje aos poucos na água da banheira. Mexa para dissolver e relaxe por 20 minutos.

Para descansar
2 colheres de sopa de óleo carreador
8 gotas de óleo essencial de manjerona
½ xícara (chá) de folhas frescas de manjericão
½ xícara (chá) de folhas frescas de alecrim
½ xícara (chá) de folhas frescas de sálvia
4 xícaras de água fervente

Misture o óleo essencial de manjerona com o carreador. Pique delicadamente as ervas para liberar seus aromas. Adicione-as à água fervente e deixe descansar por 20 minutos.

Encha a banheira, misture a infusão e o óleo à água. Relaxe por 30 minutos.

Para seduzir
6 gotas de óleo essencial de sândalo
6 gotas de óleo essencial de ilangue-ilangue
Pétalas frescas de rosas vermelhas e brancas

Acenda velas perfumadas e coloridas em tons quentes como rosa, laranja e carmim. Coloque na banheira uma densa espuma de banho.

Dilua os óleos essenciais na água e espalhe as pétalas de rosa.


Por Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails