segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Volta às aulas: aprenda a energizar o canto de estudos


Fim de Janeiro e as aulas começam. Seja em uma escola nova ou antiga, você está começando uma nova fase na vida acadêmica, com novos amigos e mestres. Neste reinício, irá aprender mais, conhecer novas matérias e adquirir conhecimentos que irão lhe acompanhar pelo resto da vida.

Com a volta às aulas vêm junto à ação de estudar, fazer lição de casa, pesquisas e realizar trabalhos escolares. Esse reinício significa que lá vêm as provas, todas decisivas para a conclusão do ano.

Não importa se está no colégio, faculdade, curso ou vestibular, a maratona de concentração e dedicação é a mesma e para se obter sucesso na hora decisiva, precisamos responder uma pergunta simples: a energia do ambiente pode ajudar ou prejudicar na hora do estudo? - Pela ótica do Feng Shui é claro que sim. Se o ambiente de estudo estiver com algum tipo de desequilíbrio energético, seu aproveitamento será muito baixo.

E como seria um ambiente propício para estudos segundo o Feng Shui? Abaixo uma série de recomendações para melhorar a energia dos ambientes que irá ajudar na hora de seus estudos.

1) Sinta o local na hora de escolher:
Este é o ponto fundamental do sucesso dos estudos: o ambiente que irá estudar. O local pode ser o quarto, uma sala de estudos, a sala de jantar ou outro cômodo qualquer. Porém, o local escolhido tem que ter sua energia, ou seja, você tem que se sentir bem. Nada pode atrapalhar.

2) Nada de ambientes bagunçados:
Estudar em um local cheio de bagunça, com entulhos e desorganizado é um convite à distração e mal estar. Ninguém inteligente estuda ou vive num ambiente deste. Ou se o faz, arrume tudo.

3) Boa iluminação:
O local tem que ser bem iluminado, seja por luz natural ou por iluminação artificial. Locais pouco iluminados têm energia Yin, provocam sensação de cansaço e desânimo. Cuidado com o oposto, ou seja, excesso de luz sobre o local de estudo, pois pode provocar irritação aos olhos e dor de cabeça, por ser energia Yang. Equilíbrio e bom senso nunca é demais.

4) Som equilibrado:
O local de estudo não pode ter barulho, gritaria ou qualquer tipo de som que atrapalhe a concentração. Evite locais onde as pessoas fiquem conversando, como corredor de passagem ou salas. Evite Sala de TV, onde o som ou televisão fique ligado no último volume. Evite cômodo cuja janela dê para ruas ou avenidas com muito movimento e barulho. Agora, se você gosta de estudar melhor com som a certo volume, tudo bem.

5) Sem distração:
Muito cuidado com situações externas que podem distrair você. Pessoas passando a toda hora, telefone tocando, som ou TV ligada e conversas paralelas. Estudar de frente para uma janela, onde a paisagem ou movimento externo chame sua atenção pode não ser bom.

6) Motive-se com imagens positivas:
Coloque no ambiente de estudo imagens que lhe tragam alegria, boas vibrações e motivações para estudar. Pôster do time de futebol, imagens de viagens que fez ou fará, fotos de amigos, família ou namorado podem fazer bem. Motive-se.

7) Cor é energia:
Muita atenção para escolha da cor de uma sala de estudo. Não podemos colocar cores muitos escuras como preto ou marrom, pois deixará o ambiente muito Yin e muito cansativo. Evite também cores Berrantes como o vermelho ou laranja, pois são cores muita ativas. Uma cor boa é o amarelo, pelas seguintes qualidades: ilumina bem, dá uma sensação de amplitude, é uma boa cor para ativar o mental e pensamentos, ajuda na concentração, etc.


Franco Guizzetti
Especial para Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails