domingo, 15 de julho de 2012

Relaxe sem vergonha


Os spas urbanos deixam de ser um reduto exclusivamente feminino para receber cada vez mais homens sedentos por um minuto de tranquilidade

Como veio ao mundo, Mário Stoquetti, 50 anos, permitiu que ALFA violasse brevemente um pouco de sua intimidade no mês passado. Apreciando um relaxante banho de banheira com vinho misturado à água – técnica que promete combater o efeito dos radicais livres na pele –, o empresário contou, em meio a muita espuma, que frequenta spas toda semana. “Faz parte da minha rotina, alivia o estresse”, confidenciou, entre goles do chá verde servido pela funcionária minutos antes.


Já virou cena comum ver homens de terno entre as velas aromáticas que decoram a maioria dos estabelecimentos. Tudo bem, o ambiente é mesmo zen: pedrinhas, pequenas fontes, quimonos para vestir. Mas nada que afronte a masculinidade ou cause desconforto. O fato é que os homens adquiriram o direito sagrado a um trato.

Stoquetti chegou aos spas por um problema de saúde. Com síndrome do pânico e depressão, o médico lhe recomendou acupuntura. “Aplicava as agulhas e emendava com massagem e um banho relaxante. Com o tempo, passei a cuidar do rosto também”, lembra. Diferentemente dos spas para emagrecimento, que funcionam como hotéis e em geral ficam distantes das grandes cidades, os spas urbanos focam no relaxamento e cuidado estético. O cardápio vai de peelings a tratamentos para combater a flacidez, passando pelas tradicionais massagens – existem mais de dez tipos: com bambu, pedras aromáticas, tudo em sessões de 30 a 90 minutos. “Eles perderam a vergonha. Cuidar de si não é mais tabu entre os homens”, acredita o gerente do Blue Spa Garden, em São Paulo, Michael Roriz. Em seu estabelecimento, eles já são maioria. “É um fenômeno o crescimento que tivemos nesse setor.”

Dar um tempo e curtir uma massagem vai além do prazer. Um estudo divulgado pela revista Science Translational Medicine atesta que massagens têm ação muito parecida com a dos anti-inflamatórios, pois estimulam a produção de sinais químicos que diminuem a inflamação e, quando utilizadas com frequência, contribuem para acelerar a reconstrução de tecidos músculo-esqueléticos afetados por exercícios físicos ou doenças. Como dores musculares e lesões por esforço repetitivo são frequentes em quem trabalha em escritório, as massagens também podem ajudar no tratamento.

O auditor Daniel Moura, 40 anos, trabalha de manhã e à noite, e por isso aproveita as tardes para frequentar um spa. Vaidoso, vai pelo menos duas vezes por semana. “Faço diversos tratamentos, tanto faciais como corporais”, diz. Um deles é o peeling de cristais, que trata das sequelas da acne, rugas e manchas. Chamado de lunch peel – algo como “peeling na hora do almoço” –, é uma das opções mais rápidas das clínicas, pensada para atrair aquele executivo estressado que cava alguns minutos para cuidar de si.

Massagens, banhos e tratamentos faciais fazem parte da rotina de homens nos spas. O auditor Daniel Moura aproveita para descansar durante uma limpeza de pele

“Existe uma preocupação com a aparência, já que ela pode ajudar numa promoção”, acredita Michael Roriz. “Procedimentos contra flacidez e celulite também têm alta procura.” O auditor Moura, que perdeu 12 quilos recentemente e não é fã de academias, por exemplo, combate a flacidez no spa. Tratamentos como carboxiterapia, que injeta gás carbônico sob a pele, e o manthus, um aparelho de ultrassom que promete reduzir gordura localizada e celulite, já fazem parte da rotina masculina. Tudo em sessões de no máximo uma hora.

Qual é o seu problema?

SE VOCÊ ESTÁ ESTRESSADO
Massagem zen A ideia é fazer de você uma pessoa calma, ainda que por 50 minutos. A técnica, com toques suaves, busca o equilíbrio mental, físico e energético.

SE VOCÊ ESTÁ GORDO
Massagem modeladora Esqueça o relaxamento. Para eliminar a gordura localizada é preciso usar movimentos fortes e precisos.
Drenagem linfática Pressionando pontos específicos, a massagem estimula o sistema linfático, expulsa substâncias desnecessárias ao corpo e remove o inchaço.

SE VOCÊ TEM DORES
Acupuntura Pequenas agulhas são inseridas em pontos definidos do corpo para efeitos terapêuticos. A técnica costuma ser indolor.
Massagem sueca Ajuda a expulsar o ácido lático — que pode gerar dores — das fibras musculares.

SE SEU ROSTO APARENTA CANSAÇO
Peeling São vários os tipos existentes no mercado, todos com um objetivo: remover células mortas e imperfeições da pele, promovendo a regeneração natural dos tecidos.

SE VOCÊ TEM CELULITE (SIM, HOMEM TAMBÉM TEM)
Manthus Ondas de ultrassom e correntes elétricas ajudam na quebra das células de gordura.
Carboxiterapia Injeta-se gás carbônico no tecido subcutâneo para melhorar o aspecto da pele.

PELOS DEMAIS?
Depilação a laser Não é definitiva, mas ajuda a diminuir a quantidade de pelos gradualmente.

Matéria publicada na Revista ALFA de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails