terça-feira, 28 de julho de 2009

Massagem Oncológica


A Massagem Oncológica é um tipo especial de massagem que foi especificamente criada para pacientes com cancro.

Estes pacientes tem necessidades muito específicas de tratamento que devem ser levadas em consideração nas sessões de massagem de modo a garantir que a massagem é produtiva e indolor para o paciente.

Existem várias escolas que já disponibilizam cursos de massagem oncológica aos terapeutas de massagem e aos médicos e existem também hospitais que disponibilizam este tipo de massagem como um serviço adicional aos pacientes que o requerem.

A principal preocupação neste tipo de massagem é que uma massagem mal efetuada pode, de fato, prejudicar o paciente. Existe a possibilidade real, se a massagem for mal conduzida, de aumentar o problema em vez de o reduzir, como será sempre desejável.

Alguns pacientes com cancro podem desenvolver uma pele muito sensível e frágil, pelo que a massagem pode, potencialmente, ser dolorosa. Este tipo de preocupações levaram a comunidade médica a aconselhar os pacientes com cancro a absterem-se da prática da massagem, apesar de todos os seus benefícios para a saúde em geral.

Como resposta ao desejo de proporcionar a prática da massagem aos pacientes com cancro, vários terapeutas de massagem e médicos trabalharam em conjunto para criarem a Massagem Oncológica.

A Massagem Oncológica proporciona um "toque benéfico" aos pacientes com cancro sem que as suas condições piorem. O objetivo geral é providenciar um ambiente suave e acolhedor ao paciente, contribuindo assim para o seu relaxamento.

Como em qualquer outro tipo de massagem, é sempre uma boa ideia falar com um médico antes de marcar uma sessão de massagem oncológica. Alguns médicos oncologistas trabalham diretamente com terapeutas de massagem e outros profissionais de saúde que disponibilizam massagens oncológicas, podendo assim indicar algum profissional para este tipo de massagem, enquanto que outros podem querer discutir o assunto diretamente com um terapeuta de massagem ou um(a) enfermeiro(a) de oncologia sobre um determinado paciente com cancro antes da aprovação das sessões de massagem oncológica.

Um comentário:

  1. oi William, gostei muito do seu blog, realmente contribuiu muito pra mim. Sou estudante de massoterapia, e procurava uma pesquisa sobre a massoterapia e a leucemia aguda, gostei do texto sobre oncologia.
    Obrigada.
    Maria.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails