sábado, 18 de julho de 2009

Massagem Transversa Profunda ( CYRIAX )

A medicina ortopédica, assim denominada pelo Dr. James Cyriax, preocupa-se com o diagnóstico e o tratamento de lesões das “partes moles” teciduais. Estas alterações afetam grande parte dos pacientes na prática da medicina geral, encontrados também nos serviços de cirurgia ortopédica, reumatologia, neurologia e nas clínicas de medicina desportiva e de fisioterapia.

Uma vez diagnosticadas, as técnicas da medicina de Cyriax permitem um rápido e efetivo tratamento, sem o qual a dor e a incapacidade poderiam persistir por semanas, meses ou anos.

Este método, também designado por Fricção Transversal Profunda ou ainda Massagem Transversa Profunda, engloba técnicas de mobilização das articulações periféricas.

O método é aplicado tanto para o esqueleto axial (coluna vertebral) quanto para o apendicular (articulações periféricas), analisando sinais e sintomas do aparelho locomotor e sistema nervoso, principalmente o periférico, podendo haver diferentes propostas de tratamento de acordo com o diagnóstico realizado.

Cyriax descreveu três padrões de dor: ele acreditava que as dores nas costas tinham um envolvimento muscular.

Desenvolveu também um esquema de avaliação diferencial das lesões do tecido mole pelos movimentos que classificou em tecidos inertes, contráteis e não-contráteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails