segunda-feira, 20 de junho de 2011

Massagem Pressel



Baseada no conceito Antroposófico do Ser Humano (Rudolf Steiner), visa reequilibrar o sistema rítmico (sistema cárdio-respiratório), ao massagear alternadamente pernas/zona lombar (desintoxicação) e costas/braços (estimulação da vontade).

Benéfica em todas idades (incluindo crianças e jovens com dificuldades escolares).

Massagem Pressel é uma terapia complementar .

A Massagem Pressel ativa e fortalece as forças curativas próprias do organismo; este processo curativo tem inicio no músculo estendendo-se depois aos órgãos e diferentes sistemas.

As patologias hoje predominantes, tais como artroses, enfartes, cancro, diabetes, são reflexo de endurecimentos, bloqueios funcionais, falta de fluidez e mobilidade. Também o âmbito psicológico e anímico dos pacientes se encontra pesado, resignado, baixo ânimo e poucas perspectivas para o futuro (ansiedade, depressão). Esta tendência progressiva de endurecimento do organismo humano toma forma principalmente no músculo impedindo a boa circulação e fluxo das correntes vitais.

Uma musculatura quente, solta, livre de dor, elástica e com boa irrigação sanguínea é a base para a saúde de todas as regiões orgânicas, bem como para a recuperação de uma vida anímica saudável ( alegria de viver).

Com a massagem segundo o método do Dr. Pressel, vai-se modelando a musculatura, impulsionando uma atividade ao músculo rígido e endurecido promovendo nele uma nova fluidez e elasticidade ativando desta forma as correntes vitais bloqueadas.

As massagens têm um efeito profundo que aos poucos vai dissolvendo os impedimentos dos fluxos vitais; ao principio são mais suaves e servem de percepção diagnostica, mais tarde serão mais enérgicas encontrando-se com a dor, libertando pouco a pouco forças congeladas, criando desníveis e fluxos. O efeito da massagem é potenciado durante a noite quando o corpo está livre das influências do dia.

Como todos os órgãos estão relacionados entre si pela circulação sanguínea e o sistema nervoso, a corrente libertada pelas massagens atua em todos os órgãos do metabolismo, da região cardio -respiratória e dos sistema neuro – sensorial , no final atua e influencia a individualidade, o eu do paciente.

Junto com a revivificação dos fluxos e a dissolução dos bloqueios desaparecem as dores e as funções orgânicas são sanadas. Isto só é possível com perseverança e paciência .

Através do trabalho em profundidade da musculatura, a vontade do paciente desperta começando a colaborar na sua recuperação. Na primeira massagem o paciente sente-se movido de forma global. Isto reflete-se na sua personalidade: o olhar mais livre e aberto, a expressão da cara mais positiva e alegre evidenciando o efeito na sua personalidade.

As indicações abarcam um espectro amplo:

Doenças crónicas do metabolismo ( gota, diabetes, colesterol), doenças do coração e foro respiratório , doenças nervosas e psíquicas, alergias, debilidade do sistema imunológico, doenças do sistema motor – todas elas fazem parte há mais de 50 anos dos objetivos da massagem terapêutica Dr. Pressel.

As poucas contra indicações são conhecidas pelo médico e massagista.

Como medida preventiva, esta massagem aplicada regularmente ajuda a harmonizar e reconciliar novos impulsos na comunidade social, terapêutica e pedagógica: Equilibram-se os contrastes, volta a despertar a tolerância, a veracidade e o amor entre os homens, possibilitando assim a solução de problemas e a realização de tarefas em conjunto.

E porque razão esta massagem faz tanto bem às crianças que não param de pedi-la insistentemente? As crianças sentem a harmonia e beleza unidas ao amor que penetra no seu corpo ainda tão receptivo como é próprio da sua natureza infantil. Nas cidades estão normalmente expostas a múltiplas agressões como por exemplo a fealdade e brutalidade da publicidade, e um sem fim de atos de desamor entre as pessoas adultas, ameaças e perigos de todos os tipos. Se recebem massagens regularmente todos estes atos não se fixam nos tecidos nem na alma.

Também os jovens estão especialmente necessitados. Estão à mercê das tormentas das novas forças, o que pressupõe um enorme esforço para os próprios, para a família e educadores. A massagem pode ajudar a criar ordem, clareza e reconciliação – estimular a vontade de aprender.

Quem está disposto a soltar o velho e abrir-se a novos impulsos acolhe este caminho terapêutico com ânimo e alegria.

Como um presente do destino, para responder à ampla problemática dos nossos tempos, o médico Simeon Pressel (1905 –1980) desenvolveu esta massagem terapêutica para a futura corrente médico - higiénica. *

Para conhecer melhor esta prática terapêutica, sugerimos a leitura do livro do Dr. Simeon Pressel “Movimento e Terapia” livro I e II, edições Pau de Damac, Barcelona.

* descrição da autoria da médica Gretl Stritzel colaboradora do Dr.Pressel
**texto original do médico Florêncio Herrero e massagista Frauke Elsner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails