quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Massagem integrativa


A massagem integrativa é uma das técnicas contemporâneas que usa uma abordagem corporal eficaz para resgatar a totalidade humana - corpo, mente, emoção. Ela atua no relaxamento, reequilíbrio físico e psíquico e na ampliação da consciência corporal.

Corpo e Mente, um toque de equilíbrio

Quem nunca teve uma incômoda dorzinha nas costas, sem saber de onde vinha? Qual a resposta para essa dor, depois de ter tido um relaxante final de semana? Vamos começar dando o conceito de energia, que vem sendo estudado sob as mais diversas óticas.

Os hindus falam em "prana", os chineses em "ki", o psiquiatra W. Reich falava em energia orgon, Cristo chamava de "luz" e muitos falam em energia vital, energia sutil, força vital e por ai vai.

O corpo é cercado por várias ondas energéticas num fluxo contínuo. Dentro do organismo a energia é distribuída para todos os órgãos. Para que haja equilíbrio orgânico, a distribuição dessa força energética pelo corpo deve ser perfeita. Como a princípio , quando nascemos. Mas são muitas as situações capazes de abalar essa harmonia, desde infecções, fraturas, inflamações, angústias, ansiedade, estresse, ou mesmo uma alimentação pouco adequada ou um certo desgaste físico ou emocional.
Isso faz com que a energia vinda de todo o corpo se concentre no ponto vulnerável, na tentativa de eliminar o incômodo. E aí, alguma outra região vai ficar desprotegida.
Resultado: desequilíbrio e mais problemas.


SOLUÇÃO AO ALCANCE DA MÃOS


Do-in, acupuntura, shiatsu, tuiná, terapia das polaridades. Todas estas técnicas tem em comum o princípio da reflexologia - cada ponto correspondente a um órgão interno ou um sistema do corpo humano-. Mais do que isso, todas são energéticas, ou seja, se propõe a restabelecer o fluxo de energia do organismo, trazendo equilíbrio.

A massagem integrativa é uma técnica que reune técnicas orientais milenares, e vai além da massagem tradicional de manipulação, pois tem como uma de suas bases a energização, ou seja, seu objetivo é redistribuir corretamente a energia pelo corpo, além de estimular as defesas do organismo, através do sistema imunológico. A principal vantagem dessa massagem, é que quando a solução vem do próprio corpo, no há efeito colateral.

Com ação mais efetiva, especialmente sobre a circulação sanguinia, fadiga muscular e mental, problemas emocionais (ansiedade, angústia) e estresse, ela atua sobre os pontos reflexos, desbloqueando os caminhos da energia. Serve enfim, para "dar uma geral" no organismo. Além desta massagem, é fundamental uma alimentação adequada, bom senso, prática de exercícios físicos, que fazem a energia percorrer todo o corpo.


E uma dica final: Tenha pensamentos positivos. Alto Astral, sempre ajuda.

2 comentários:

  1. excelente o blog! peço apenas que corrija neste post termo usado por Wilhelm Reich ao se referir da enervia vital: orgônica (de orgon). parabéns Que você possa seguir trazendo muita satisfação aos seus clientes.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Arnaldo, correção feita, e parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails