terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Honno


O sistema Honno, terapia oriental que inclui massagens e reeducação alimentar

Na medicina oriental, saúde é mais do que viver sem doenças; é a busca de bem-estar psíquico, físico e social. E esta é a proposta do sistema Honno, filosofia de vida de origem japonesa que se caracteriza pela integração de práticas terapêuticas naturais milenares visando a melhora da qualidade de vida a partir do equilíbrio físico e mental. E que qualquer pessoa pode praticar.

O Honno propõe a reeducação alimentar, aprender a respirar e uma rotina de exercícios posturais e de relaxamento. Segundo o professor Sohaku Bastos, que trouxe o sistema para o Brasil, tudo isso pode ser sintetizado em três práticas principais: movimentos energéticos corporais; alimentação para vitalidade e meditação terapêutica.

- Os movimentos corporais energéticos, associados à respiração completa e à atitude mental de plena atenção, podem ser praticados em qualquer faixa etária. Os idosos do Japão e da China, que têm vida longa, se beneficiam dessa prática desenvolvendo o vigor físico e a saúde mental - diz Bastos

Entre os benefícios, explica o professor, estão um maior equilíbrio e melhores reflexos; mais flexibilidade articular e o aumento do tônus; melhora da velocidade ao andar, devido ao fortalecimento muscular; aumento da densidade óssea; controle do diabetes e outras doenças cardiovasculares; diminuição da ansiedade e o menor risco de depressão, além de manutenção de uma boa postura. Efeitos que aparecem sem que a pessoa precise tomar remédios.
A prática dos exercícios no sistema Honno é suave e inclui uma série de massagens. Existe alguns tecnicas simples de fazer, que proporcionam bem-estar e alívio do estresse. Pode-se começar com a automassagem, indicada diariamente.

Outro exercício é a imposição das mãos em áreas específicas do corpo. O objetivo, diz Sohaku, é a busca do equilíbrio energético. Ela pode ser realizada como autoestimulação e em outra pessoa. O ideal é que seja realizada num ambiente calmo. E, antes de começar, deve-se aquecer as palmas mãos por meio de fricção e o bater de palmas, para ativar a circulação.

Já os movimentos com braços, pernas e tronco são considerados a meditação em movimento. Os pés devem estar sempre paralelos, os joelhos levemente flexionados, e o quadril encaixado, mantendo a coluna ereta, sem rigidez. O correto é fazer a respiração abdominal. Então, é só escolher um lugar agradável, vestir roupas confortáveis e relaxar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails