quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Massoterapia, uma terapia relaxante e eficiente


Para muitos a massagem é apenas uma técnica utilizada para relaxamento, para promover o bem-estar do ser humano, aliviar as tensões do dia-a-dia (e eles não estão totalmente errados!) mas, a massagem também é utilizada na prevenção e tratamento de doenças que afetam as funções do organismo.

A massoterapia é uma das técnicas de RTM (Recursos Terapêuticos Manuais) que o fisioterapeuta utiliza e que engloba varias técnicas tendo como elemento fundamental o toque. É através do toque que são estimulados os mais variados receptores existentes na pele humana, visando o restabelecimento do equilíbrio do corpo.

A massagem visa aliviar as tensões excessivas do corpo e a partir disso normalizar as funções do organismo. Os benefícios terapêuticos obtidos por meio da massagem são os mais variados:

Aumento da circulação sanguínea local,
Alívio da dor,
Relaxamento psico-emocional,
Melhora dos reflexos.
Todos estes efeitos auxiliam o tratamento das doenças.

Ao mesmo tempo em que é utilizada para tratamento de edemas, tensões musculares, a massagem também auxilia na cicatrização, sendo contra-indicada em casos de ferimentos abertos, pacientes em estado febril e queimados.

Uma simples massagem é muito agradável, por isso devemos lembrar que seus efeitos em um tratamento completo e bem executado traz grandes benefícios não apenas psíquicos, mas também físicos, ao corpo humano.

2 comentários:

  1. Olá!Por favor preciso tirar uma dúvida.Minha mãe começou a fazer massoterapia,já fez 5 sessões,mas continua com muita dor.Estou preocupada porque o ortopedista dela disse que ela precisa colocar uma prótese no quadril.E o terapeuta disse que 15 sessões resolve o problema dela.Não sei em quem acreditar.Me ajude. obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, realmente fica dificil em tirar sua duvida, me parece que o caso dela é mais grave e só as sessões de massagens não irão resolver, recomendaria procurar o parecer de um outro medico. Procure um fisiatra, ou osteopata quem sabe pode ajudar. sucesso

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails