quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Massagem havaiana






Como se estivesse em alto mar. É assim que se sente quem recebe a massagem havaiana ou Lomilomi. Com músicas típicas ao fundo e temperatura ambiente adequada a cada pessoa, o massoterapeuta realiza movimentos ondulares com o antebraço e a base do punho, como se estivesse dançando sobre o corpo do paciente.

Além de um relaxamento profundo dos músculos, através da manipulação dos tecidos e do sistema músculo-esquelético, a massagem havaiana libera os bloqueios e gera energia. Atua também nos sistemas linfático, imunológico, respiratório, digestivo e circulatório, com estímulos que reequilibram e tonificam.

A técnica também promove o retorno venoso e a liberação de toxinas. Em nível mental e emocional, o sistema nervoso central e a consciência são ajustados. Em nível espiritual, a harmonia é conseguida entre o corpo, a mente e a alma.

A tradição A massagem havaiana existe há mais de 2 mil anos. Era usada, inicialmente, na Polinésia e no Havaí como uma forma de iniciação dos adolescentes na fase adulta. Uma espécie de "rito de passagem", a massagem era realizada pelos kahunas ("pajés") das tribos ou aldeias, que treinavam os membros de cada família para que esta tradição fosse transmitida de geração em geração.

Em havaiano, "lomi" significa esfregar, amassar, massagear. Na tradição havaiana, as ervas, plantas medicinais e sal marinho eram utilizados em todos os tratamentos. Pedras quentes e "lomi sticks" (pequeno bastão para massagem) também eram ferramentas comuns. "À primeira vista, o Lomilomi parece ser uma versão polinésia da massagem européia ou clássica, e está baseada no deslizamento e amassamento dos tecidos frouxos (pele, músculos, fáscia, periósteo, entre outros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails