sábado, 30 de janeiro de 2010

As massagens "No pain, no gain"(?)


Para muita gente, massagem boa é aquela que dói. A tese do "No pain, no gain" ("Sem dor não há ganho"), muito repetida por adeptos da malhação pesada, não combina muito com a idéia de relaxar os músculos e aliviar o estresse.

A massagem tradicional indiana dificilmente causa desconforto. Isso porque o objetivo maior do toque é fazer os óleos medicinais penetrarem a pele. Não há necessidade de nenhum movimento brusco, a "abhyanga", modalidade mais comum de manipulação, muitas vezes feita a quatro mãos. O nome da prática em sânscrito, aliás, significa algo como "untar com amor".

Outro tipo comum de massagem ayurvédica, a "shirodhara", é ainda mais delicada: o óleo aromático é levemente aquecido e derramado sobre a testa do paciente. A técnica é especialmente indicada para relaxar e combater males como ansiedade e depressão. Ainda, a "garshana", uma espécie de esfoliação feita com uma luva de fibras naturais, seguida da aplicação dos óleos, para estimular a eliminação de toxinas da pele.

Dor "boa"
Uma coisa é aquela 'dor boa' descrita por alguns clientes quando você mexe no nó muscular para desfazê-lo; outra, bem diferente, é a pessoa sair machucada, muitas técnicas orientais, inclusive o shiatsu, envolvem a premissa de que é preciso incorporar a dor para livrar-se dela.

Mas, isso só piora a tensão: "A reação natural diante da dor é contrair o músculo".
Não é incomum o paciente chorar ou sentir-se triste durante a massagem, mas isso não ocorre devido à dor física. O paciente pode ter brigado com o pai e, a partir daquela tensão, passou a sentir uma dor no tórax, por exemplo. Ao fazer a massagem, mesmo já tendo feito as pazes com o pai, pode ser que ele reviva a mágoa que sentiu no momento da conflito.

Conhecer anatomia e entender a biomecânica dos movimentos é importante para evitar que os clientes tenham qualquer lesão, e as pessoas devem buscar o tipo de massagem que melhor se adapte às suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails