quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O Sistema Hoffa


O trabalho original de Hoffa, Technic der Massage, foi publicado em quatro edições, a última delas em 1993. O sistema desenvolvido por este eminente cirurgião acompanha um padrão anatômico e baseia-se no conhecimento da fisiologia. Os movimentos são aplicados a certos músculos ou grupos musculares; isso contrasta com alguns outros sistemas que aplicam os movimentos a toda uma extremidade, ou a certa área do corpo. Hoffa classificou os movimentos essenciais da massagem como effleurage (alisamento), pétrissage (amassamento), fricção, vibração e tapotement (percussão), tendo afirmado que estas manipulações são apenas uma estrutura, com base na qual um terapeuta experiente, que seja criterioso, pode elaborar um tratamento efetivo para o problema de determinado paciente. Hoffa enfatizou o valor da massagem para o aumento da circulação venosa e linfática.

* Os Movimentos

Segundo Hoffa, a effleurage (alisamento) é empregada visando estimular a circulação nas pequenas veias nos músculos, e sobretudo nas grandes veias ou plexos venosos que se situam nos sulcos entre os músculos individualizados. Isso se concretiza fazendo-se com que a mão se conforme intimamente aos contornos da parte, enquanto o polegar e as pontas dos demais dedos prosseguem trabalhando simultaneamente ao longo destes interstício.

O amassamento é empregado sobretudo para aumentar a circulação nos músculos e para a remoção de "produtos" de modo análogo ao que ocorre com a fricção.

Os movimentos de fricção são aplicados sobretudo para o desgarramento dos exsudatos, depósitos e espessamentos patológicos presentes nos tecidos em torno de articulações e tendões, e para ajudar na remoção dos dentritos metabólicos através do sistema linfático.

A vibração e a percussão são recomendados para aumentar a circulação sangüínea, reduzir a irritabilidade nervosa e aumentar a contração das fibras musculares. Provavelmente, estas técnicas têm pouco valor no tratamento do traumatismo local, mas efetivamente têm alguns usos específicos em certas lesões; por exemplo, as técnicas de vibração podem ser úteis no tratamento de alguns problemas respiratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails