terça-feira, 6 de outubro de 2009

História Moderna da Massagem

História Moderna da Massagem Médica (Europa, principalmente Grã-Bretanha)

Avanços no estudo da anatomia e fisiologia possibilitaram que os cientistas da época compreendessem mais acerca dos efeitos e usos de algumas dessas tradições mais antigas.

A descoberta da circulação sangüínea por Harvey, em 1628 contribui para aumentar a aceitação da massagem, como medida terapêutica.

A mais famosa e duradoura influência para a massagem é a contribuição dada por Pehr Ling (1776-1839). Ling desenvolveu seu próprio estilo de massagem e exercícios, que mais tarde adquiriram reconhecimento internacional.

Na Holanda, Johann Mezger (1839-1909) também utilizou amplamente da massagem tendo criado um estilo próprio. Em 1894 na Inglaterra, um grupo de quatro mulheres fundou a Society of Trained Masseuses. Durante a Primeira Guerra Mundial, o número de membros aumentou e por volta de 1920, havia cerca de 5.000 membros praticantes. Nesse mesmo ano, a sociedade fundiu-se com o Instituto de Massagem e Exercícios Terapêuticos (em Manchester).

A massagem considerada isoladamente passou a se tornar cada vez menos importante, à medida que outros modos de reabilitação iam se desenvolvendo.

Em muitas culturas asiáticas antigas, como a China, Japão e Índia, a massagem é ainda utilizada como parte dos métodos "tradicionais" de tratamento. Hoje em dia, graças ao ressurgimento do interesse na medicina holística e nos conceitos muito popularizados de bem-estar, o público, em geral, ainda deposita grande fé na colocação das mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails