terça-feira, 20 de outubro de 2009

Massagem no tratamento da depressão


Nos Estados Unidos, a massagem tem uma papel importante no tratamento da depressão. Uma análise de resultados de diversos estudos apontou para a efetividade da massoterapia no tratamento da depressão e ansiedade, com efeitos similares em magnitude aos da psicoterapia.

Sugere-se portanto a aplicação da massoterapia como um complemento à terapia medicamentosa e como uma alternativa no lugar da psicoterapia, para a qual muitas pessoas apresentam certa resistência. A massagem é prontamente aceita mesmo por pacientes muito doentes, que reconhecem as qualidades terapêuticas positivas do toque.

Existem também algumas evidências que apontam que a acupuntura e a fitoterapia são indicadas na depressão.

O uso de terapias alternativas e complementares está cada vez mais popular entre os pacientes com depressão, mas são necessárias mais pesquisas para que se possa chegar à uma conclusão definitiva quanto à eficácia de determinados procedimentos.

A depressão afeta o estado de humor da pessoa, deixando-a triste e desesperançosa e a massagem relaxante torna-se uma grande aliada no combate a este estado emocional porque funciona como válvula de escape para os problemas, uma vez que relaxa e alivia tensões.

Efeitos Fisiológicos da massagem na depressão

É importante lembrar que quando os pacientes são tocados, a sua psique também é tocada; é literalmente impossível separar a psique do corpo. É comum que o tratamento físico seja capaz de alterar o estado psicológico do paciente, em forma de alterações de humor, de uma nova percepção da imagem corporal e em mudanças de comportamento.

Perls, fundador da psicologia da Gestalt, salientou que estimular as sensações (como por meio da massagem) e aumentar a conscientização corporal contribuem para “alimentar” a psique, promovendo uma melhor integração entre o corpo e a mente. Darbonne, terapeuta gestaltista e rolfista, recomenda o uso da técnica de massagem para aumentar a consciência do corpo em prol do crescimento pessoal (LEDERMAN, 2001, p. 177).

Os conceitos fundamentais que explicam os efeitos da massagem baseiam-se no princípio de que a massagem age diretamente nos tecidos moles ou fluídos corporais estimulando o sistema nervoso, o sistema endócrino, as substâncias químicas do corpo, além de sua ação como efeito placebo.


MOYER CA, ROUNDS J, HANNUM JW. A Meta-analysis of massage therapy research. Psychol Bull: v. 130, n. 1, p. 3-18, jan 2004.

MULLER-OERLINGHAUSEN B et al. Effects of slow-stroke massage as complementary treatmento of depressed hospitalized patients. Dtsch Med Wochenschr: v. 129, n. 24, p. 1363-1368, jun 2004.

2 comentários:

  1. sou massoterapeuta em fortaleza e trabalho na area de saude mental pela prefeitura em uma oca de saude comunitaria venho afirmar que o uso da massagem tem uma boa eficacia em pacienta com trantorno psicologico moderado alem de fomentar uma relação interpessoal positiva entre os pacientes.adrianoopn@hotmail.com ou ocablogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails