sábado, 17 de outubro de 2009

Massagem para o Paciente com Distúrbio Respiratório


A remoção do muco dos pulmões e o uso adequado do aparelho respiratório são importantes preocupações do trabalho dos massoterapeutas nessa área. A remoção do muco aderente, exige a aplicação de técnicas = Drenagem Postural, Técnicas Manuais, Exercícios Controlados.

* Drenagem Postural

Permite que a gravidade promova o movimento das secreções pulmonares na direção da árvore brônquica e traquéia, onde a tosse do paciente ajuda a expeli-las. O posicionamento depende da parte do pulmão envolvido. Emprega-se três posições: sentada com as costas eretas, deitada de costas e deitada de lado.

* Técnica Manuais

* Percussão - Técnica da palmada, mobilização de secreções retidas e aderentes na árvore brônquica. Estes movimentos remetem ondas vibratórias do gracil costal até os pulmões. São aplicadas em postura de drenagem, para ajudar no deslocamento da secreção. É aplicada a técnica com as duas mãos em concha, golpeando a parede torácica de forma rítmica e alternada. Se o paciente achar a percussão desconfortável, pode-se utilizar um lençol sobre a região tratada e depois aplicar a palmada. Usa-se pouca força e aplicada em vários pontos, deverá ser feita durante 3 a 5 minutos.

* Vibração - Também é utilizada com a drenagem postural. A vibração é efetuada após a percussão, durante a face expiratória da respiração do paciente. O tórax é comprimido simultaneamente com movimento vibratório. A compressão é importante para fazer com que a vibração seja efetiva.

O procedimento pode ser repetido várias vezes; à medida que o muco é liberado, o paciente pode sentir vontade de tossir e eliminar as secreções, então recipientes ou panos adequados devem estar facilmente a mão.

Para efetuar a vibração, o terapeuta tensiona todos os músculos do braço e ombro em uma co-contração que virtualmente faz o braço tremer, depois transfere o tremor para a parede torácica do paciente.

Para alguns pacientes, a vibração pode ser indicada mesmo quando a percussão não pode ser aplicável, no caso de pacientes submetidos a cirurgias recentes (Toracotomia e coração aberto).

* Contra-indicações e Precauções para Técnicas de Percussão e Vibração

Costelas fraturadas; Tórax frouxo; Hemorragia interna; Câncer ósseo; Idosos; Pós-operatório recente; Enfisema Subcutâneo; Embolos Pulmonares; Queimaduras recentes; Feridas.

Para adquirir experiências na massagem torácica, os terapeutas devem estar habilitados na prática da percussão, vibração, drenagem postural, exercícios respiratórios, programas de exercícios voltados para o paciente com problemas respiratórios. O uso inteligente dos conceituos da massagem torácica, é uma abordagem mais eficiente em termos de custos, principalmente para pacientes com doença crônica, que desejam passar o maior tempo possível em suas casas.

* Objetivos da massagem Torácica

Impedir acúmulo de secreções; Promover relaxamento; Manter e melhorar a mobilidade da parede torácica; Evitar estase venosa; entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails