segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O relaxamento profundo alivia dores musculares, insônia e até doenças como o estresse e ansiedade



A técnica é milenar e se mantém contemporânea para o estilo de vida atual. As terapias corporais aparecem em registros médicos já em 1800 a.C. e são uma eficaz alternativa para quem busca o relaxamento profundo, sem o auxílio medicamentoso. Ah, e engana-se que massagem relaxante é tudo igual - do vinho às velas, as opções são variadas.
Sueca, shiatsu, reflexologia podal, californiana, kendell massage e vinhoterapia estão na lista  de recomendadas para melhoria da saúde. Sim,  é  saúde. O relaxamento profundo alivia dores musculares, insônia e até doenças como o estresse e ansiedade.
“A massagem melhora a circulação sanguínea, o alívio das pressões dos músculos, trabalha a respiração, ou seja, permite a oxigenação celular e, consequentemente, isso traz bem estar ao corpo e aumenta a imunidade”, explica o massoterapeuta certificado pelo Conselho Brasileiro de Auto-Regulamentação da Massoterapia (Conbramasso), Gustav Cervinka.
“Diagnosticar doenças, ou prescrever qualquer tipo de medicamento, por mais que seja evidente alguma patologia, não é função desse profissional”, completa. 
Entre as técnicas mais procuradas estão a sueca, que consiste no deslizamento das mãos sobre o corpo e o amassamento dos músculos; a californiana, uma técnica americana que foca apenas no  deslizamento das mãos; e a oriental shiatisu, que significa  pressão dos dedos, uma opção que utiliza os mesmos pontos da acunputura.  A última  é altamente terapêutica, pois auxilia nas disfunções internas já que cada ponto energético está associado a um órgão do corpo.
“Quando o terapeuta pressiona e a pessoa chega a sentir até  dor naquele ponto,  isso pode ser  um indício de alguma doença”, explica . A técnica é semalhante com a reflexologia podal, feita apenas nos pés e tornozelos. “Um ponto dolorido no pé pode estar relacionado com algum problema no fígado, por exemplo”, esclarece.
Esse é um ponto essencial para candel massage, ou massagem com velas. Além de um clima especial na sala, com uma iluminação de cores com efeito terapêutico e velas, a técnica consiste em deixar derreter um pouco da vela e aplicar na pele. “Mas não é uma vela qualquer, é uma vela que tem uma composição específica. Além disso, e precisa estar a temperatura para não queimar a pessoa”.
E qual a melhor opção? “Todas são adequadas para qualquer queixa, a intensidade na hora que é feita é o que fará o diferencial, e isso vai depender da percepção do massoterapeuta”, disse.
Benefícios da massagem
Melhora a circulação sanguínea; Melhora a qualidade respiratória; Retira a tensão dos músculos; Estimula a renovação celular; Melhora a pele; Ajuda na eliminar gordura; Sensação de bem estar.
Contra indicações 

Doenças crônicas; Hipertensão não controlada; Trombose;Gestantes até o terceiro mês; após isso pode apenas a drenagem linfática;  Pessoa com febre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails