terça-feira, 16 de setembro de 2014

Massagem Terapeutica



A massagem terapêutica vem em constante evolução no decorrer dos anos, antigamente essa técnica de massagem era apenas manipulada, hoje em dia como tudo nesse mundo, acaba-se que se inserindo uma série de aparelhos modernos, aonde podemos até chamar de ferramentas, digamos ferramentas de trabalho.

Como fazer a Massagem

Apesar de haver muitos tipos particulares de massagem, existem apenas alguns tipos básicos e primordiais de massagem. Há dois grupos grandes que se destacam: as massagens com óleos e as massagens “secas”.
Depois começaram a bifurcar-se em centenas de correntes e estilos diferentes, fundindo-se e separando-se em outros tantos estilos. Hoje em dia existem massagens aplicadas para praticamente todos os fins, desde massagens para bebês e idosos até massagens cosméticas, de rejuvenescimento localizado. As massagens hoje em dia estão cada vez mais enraizadas nas culturas chegando até mesmo às empresas.
Cada vez mais, grandes organizações incorporam nos seus pacotes de incentivos, massagens inclusive no próprio local de trabalho. Dores como torcicolo ou na lombar podem ter várias causas. A maioria destes problemas pode ser tratada com Massagem Terapêutica, mas é importante saber a causa das dores.
A Massagem Terapêutica inclui alongamentos e testes musculares. É um ótimo auxílio para a boa postura e para aumentar o equilíbrio físico e se conhecer melhor. A técnica trata músculos, com a finalidade de influenciar fatores corporais e emocionais. A palavra grega másséin significa apertar, friccionar e amassar. No ano 400 a.c., Hipócrates, o pai da medicina, escreveu que os médicos deveriam usar a massagem como forma de cura; no ano 100 d.c., Galenos, o pai da anatomia humana, escreveu um livro sobre a massagem e sua força curativa. O massagista profissional de massagem trabalha principalmente na musculatura, utilizando pressão de várias formas. Normalmente, ela é feita com os mãos, mas certos movimentos podem ser feitos com aparelhos.
 Foi um sueco, Per Henrik Ling (1776-1839) que trouxe a massagem de volta das antigas culturas. Ele criou uma técnica baseada em movimentos utilizados pelos gregos clássicos. Chamou esta técnica de massagem clássica, mas ela ficou mundialmente famosa por massagem sueca, devido a sua origem.
A técnica de massagem terapêutica trabalha nos tecidos musculares, provoca a circulação sanguínea e estimula a pele.

Os 5 movimentos básicos da Massagem Terapêutica são:

  • Effleurage (deslizamentos)
  • Petrissage (amassamentos)
  • Fricção (pressão com movimento circular)
  • Tapeamento (batidas rítmicas)
  • Vibrações (feitas com as mãos)
A Massagem Terapêutica é tida como uma terapia séria, com efeitos altamente eficazes para tratar a musculatura, como na drenagem linfatica ela aumenta as circulações linfática e sanguínea e combate a tensão muscular. Também aumenta a produção de hormônios como ocitocina e endorfinas e é um ótimo complemento nos tratamentos contra fibromialgia, dores no corpo, inchaços, dor após treino, LER (lesão por esforço repetitivo), tendinite, dores de cabeça e insônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails