quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A massoterapia tem desempenhado um papel importante nos cuidados gerais de saúde




A massoterapia, como o nome sugere, consiste no tratamento ou terapia através de massagens e pode ser aplicada a diferentes partes do corpo ou de forma contínua em todo o corpo, para aliviar o stress e a tensão, diminuir as dores musculares, controlar a dor, eliminar traumas físicos, melhorar a circulação sanguínea e flexibilidade, promover a saúde e bem-estar e também melhorar a qualidade de vida.

O massoterapeuta é o profissional que pratica a massoterapia e pode utilizar diversas técnicas de massagens de acordo com o seu diagnóstico. Isto é o que distingue a massoterapia de uma massagem comum. A capacidade de um profissional qualificado, neste caso o massoterapeuta, direcionar o seu trabalho em função das necessidades do cliente. Por exemplo, se o cliente tiver dores musculares ou quiser aumentar a flexibilidade o massoterapeuta usará um conjunto de técnicas de massagem  diferentes das que usaria para um cliente que quer aliviar o stress e relaxar. No entanto, numa massagem comum, o massagista segue uma determinada sequência, geralmente igual para todos os clientes.

O massoterapeuta pode-se especializar em diversos tipos de massagem através de cursos de massoterapia disponíveis em vários lugares. Uma pessoa que faz um curso de massoterapia passa a ser um profissional qualificado e pode trabalhar em locais como: clínicas de massoterapia, de estética ou reabilitação, clubes esportivos, spas entre outros. O massoterapeuta é o responsável pela seleção das melhores técnicas de massagens que cada paciente vai receber na sua sessão consoante as suas necessidades.

A massoterapia engloba os mais diversos tipos de massagens, tanto de origem ocidental como oriental. Algumas das técnicas utilizadas na massoterapia são: A Drenagem Linfática, o Shiatsu, a Reflexologia Podal, o Do-in, o Tuiná, a Ayurvédica, aTailandesa, a Massagem Relaxante entre outras.

Abaixo estão alguns dos benefícios da massoterapia:

1 – Estimula a circulação sanguínea de uma forma gera
2 – Ajuda a controlar o estress, as tensões, a irritabilidade e ansiedade
3 – Alivia e ajuda a combater as dores musculares
4 – Ajuda a normalizar as funções fisiológicas
5 – Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico
6 – Promove o bem-estar e uma melhor qualidade de vida
7 – Contribui para a eliminação de resíduos metabólicos no corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails