quinta-feira, 10 de abril de 2014

Massagem Terapêutica Chinesa


Tratamentos como Shiatsu, Do-in e Tui-ná propõem-se a harmonizar a energia vital, chamada qui ou chi, presente no universo e no ser humano. Tui-Ná atua não somente nos músculos e nas articulações, mas mais profundamente produzindo um equilíbrio na energia vital do organismo.

O Tui-ná é um método medicinal que usa as mãos como instrumento para tratar doenças. É, também, uma das mais antigas formas de medicina da humanidade, sendo uma das matérias abrangidas pelas teorias da Medicina Tradicional Chinesa, na qual são usadas manipulações para estimular os pontos ou outras partes da superfície do corpo, para corrigir o desequilíbrio fisiológico do mesmo e alcançar efeitos curativos.

A medicina chinesa acredita que todas as doenças são causadas por desequilíbrios e bloqueios no fluxo do qui, pois, se o fluxo está equilibrado, a pessoa se sente relaxada e com entusiasmo, sem tensão ou dores. Segundo essa crença, a saúde se baseia na harmonia entre as energias yin e yang e também nos cinco elementos da natureza, quais sejam: água, fogo, metal, madeira e terra.

As emoções e os estilos de vida também foram reconhecidos como fatores ligados à saúde e à doença. Deve-se, então, interpretar a causa da doença, recomendando ajustes ao estilo de vida e, então, encontrar um meio de restaurar as funções do corpo.

O Tui-ná pode ser usado não somente para tratar doenças, mas para proteger e desenvolver o corpo, de forma que uma doença possa ser contida no seu início. É um método medicinal seguro e simples, e, o que também é relevante, não produz efeitos colaterais.

Os Princípios:

De forma geral, considera-se que o tratamento pela massagem tem a capacidade de regular a função nervosa, de aumentar a resistência corporal à doença, de depurar os tecidos, melhorar a circulação sanguínea e tornar as articulações mais flexíveis.

Regulação da função nervosa:

O sistema nervoso liga todas as partes do corpo, influenciando a função de cada setor de cada órgão. A função nervosa alterada ou o aumento do estimulo ou inibição nervosa pode causar mau funcionamento de certos órgãos, resultando em doença. O uso das técnicas de tratamento pela massagem tem efeito sobre as funções nervosas, fazendo com que os processos estimulantes e inibidores do sistema nervoso atinjam um relativo equilíbrio (yin e yang equilibrados).

Fortalecimento da resistência orgânica à doença:

O tratamento com massagem pode melhorar o estado físico em geral e aumentar a resistência do organismo, proporcionando a prevenção e a cura da doença. O princípio básico do tratamento é "apoiar o bom e descartar o mau".

Esvaziamento sanguíneo dos tecidos e aumento da circulação sanguínea, maior flexibilidade das articulações: Os efeitos da massagem são percebidos com facilidade externamente no tratamento de doenças localizadas. Ela pode melhorar rapidamente a circulação sanguínea, removendo completamente a acumulação de sangue extravasado fazendo cessar a dor da inchação rapidamente. Há um principio que diz "Onde o sangue não flui, há dor; onde o sangue flui, não há dor.". A massagem pode acelerar o restabelecimento do tono muscular normal e fortalecer os músculos, que é conhecido como "Desinibição do sistema energético e fortalecimento de músculos e ossos?.

A Técnica:

A massagem chinesa atua em pontos de acupuntura específicos, pontos de alívio da dor e canais e nas partes afetadas do corpo com movimentos para remover a estagnação qui do sangue, abrir os canais e equilibrar Yin e Yang, suavizando a dor.

A eficácia da massagem depende da qualidade do movimento, pois deve ser executada com cuidado e sensibilidade.

A massagem Tui-ná pode ser utilizada com dois métodos diferentes. Massageando na direção centrífuga, distanciando-se do coração, que promove circulação sanguínea saudável e aumenta o metabolismo; ou massagear na direção centrípeta, direcionada para o coração, assim acelerando o retorno do sangue e da linfa, também reduzindo edemas e dispersando a estagnação qui-sangue.

Os movimentos da massagem devem ser contínuos, elásticos e rítmicos; sendo uniformes e razoavelmente fortes tendo cuidado para que não sejam duros e rudes.

Durante a massagem utiliza-se de algumas manobras específicas, tais como: pressão, compressão, amassamento,fricção, alisamento, vibração.

Contra - Indicações Gerais da Tui-ná:

- Doenças contagiosas crônicas e agudas: tuberculose, rubéola.

- Doenças infecciosas: eripsela, meningite.

- Hemorragia: trauma, doenças hemorrágicas.

- Neoplasias malignas: não se massageia a área do tumor.

- Alterações de pele: lesões abertas, queimaduras solares.

- Contusões nas primeiras quarenta e oito horas.

- Febre alta, náusea e vômito.

- Algumas manobras são contra  indicadas na gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails