quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Profissionais de Saúde atestam benefícios da massagem no combate ao estresse


Um levantamento da International Stress Managemente Association (Associação Internacional do Controle do Estresse) aponta o Brasil como o segundo país do mundo com o maior nível de estresse. De cada dez trabalhadores, três pelos menos sofrem da chamada síndrome de Burn Out, espécie de esgotamento mental intenso causado por pressões no ambiente profissional.

O estudo demonstra um comportamento cada vez mais nocivo à saúde. Excesso de trabalho e má-gestão do tempo contribuem significativamente para uma redução na qualidade de vida. Para combater o estresse, pequenas, mas significativas mudanças podem elevar o bem-estar de quem procura viver melhor.

Fisioterapeutas analisam como positiva a entrada de produtos massageadores para facilitar o relaxamento muscular e ativar os sensores corporais que produzem a sensação de conforto.

Segundo o professor de Fisiologia da UNIESP, Mário Antoniette Louro, é fundamental a prática de relaxamento para profissionais que lidam com alta carga de tensão ao longo do dia. “Todo o trabalho, seja administrativo ou que exige repetição de movimentos ou alta concentração, afeta determinadas partes do corpo de maneira intensiva. Se a pessoa conseguir aplicar massagem em alguns pontos estratégicos do corpo, agregará alívio imediato e garantirá uma vida mais saudável”, analisa.

Outros pontos podem ser considerados como significativos em relação à prática da massagem. E neste aspecto, o professor e especialista em Saúde Pública, Medicina Chinesa e Gerontologia atesta a importância da massagem.

“Há pessoas com sérias dificuldades em adaptar seus horários e sua rotina de forma a reservar um tempo no fim do dia para ter acesso a técnicas de relaxamento. A aquisição de uma massagem encurta o processo e facilita a adesão a um modelo de vida melhor”, complementa.

Para a fisioterapeuta, Pauline Coradini, profissional da área há mais de 10 anos, outro fator é determinante para inserir a massagem como prioridade na rotina, o equilíbrio emocional. “Essa busca é indispensável para evitar o estresse.  Possibilita disciplina, conforto e equilibra grupos musculares e sensoriais responsáveis pela sensação de felicidade e bem estar”, complementa. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails