sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Massagem Terapêutica



O que é uma massagem terapêutica?

Terapia (do grego: θεραπεία - "servir a deus") ou terapêutica significa o tratamento para uma determinada doença através de uma terapia complementar de medicina tradicional.
A massagem terapêutica consiste num conjunto de técnicas manuais ou manipulações com o objectivo de promover o equilíbrio do corpo e a saúde. Esta massagem conduz a resultados físicos evidentes, tais como  relaxamento,  estimulação e  regulação do sistema neuro-muscular , favorecendo também a regulação emocional.

A massagem tuina é uma massagem terapêutica baseada nos princípios da medicina tradicional chinesa, com um trabalho específico sobre meridianos e pontos de acupuntura, atuando nos sistemas nervoso, reprodutor, digestivo e circulatório, com benefícios para os tecidos, para a circulação sanguínea e estrutura óssea.
Quem pode fazer este tipo de massagem?
Qualquer pessoa pode e deve fazer massagem terapêutica. A maior vantagem deste tipo de massagem é o fato de ser adaptada à condição e idade de cada um. A massagem terapêutica é um cuidado preventivo pelo que, para manutenção da saúde, deve ser aplicada com frequência em todas as idades, desde o bebé ao idoso. Existem situações específicas - gravidez, lesões ou outras -  que requerem cuidados especiais e que devem ser sempre comunicadas ao terapeuta.
Quais as vantagens da massagem terapêutica?
A massagem terapeutica é executada de acordo com as necessidades de cada paciente e tem em conta fatores como a idade, estrutura e condição física. Desta forma, há um trabalho específico que promove a melhoria do estado geral de saúde, prevenindo o aparecimento da doença. Para além do trabalho na estrutura física, há também um equilíbrio do sistema emocional, do ânimo e da auto-estima.
Em que casos se deve fazer uma massagem terapêutica?
 Uma massagem terapêutica deve ser feita numa base regular para manutenção da saúde e prevenção de doença. Em situações agudas de dor ou tensão  conseguem-se obter inúmeros benefícios, bem como alívio imediato. A massagem terapêutica é também recomendada em situações de doença crônica minimizando o desconforto associado à condição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails