quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Massagem tem tudo a ver com saúde



O termo massagem é dado para o conjunto de manobras (manipulações) de técnicas manuais que podem agir nos diferentes tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano. O tratamento com esta técnica é valioso tanto como para tratar o paciente em caráter preventivo quanto curativo, podendo ser aplicada em diferentes moléstias as quais podem acometer o ser humano. 


A pesar de que em geral ao falarmos de massagem as pessoas com frequência, imagina um corpulento massagista de futebol com fins desportivo, ou em massagem estética para tratamento da celulite, gordura localizada ou flacidez. 


Mas a massagem, além disto, pode servir para interferir indiretamente em outras estruturas do corpo, e não só a nível dérmico ou muscular. Como a massagem interfere diretamente na musculatura e esta se liga aos ossos, podem ser tratados problemas relacionados, por exemplo: a coluna vertebral. Como desta coluna emergem inervações que inervam grande parte de nosso corpo (os 31 pares de nervos espinhais), quando comprometidas estas inervações (em geral por pinçamento das mesmas) podem acarretar diferentes problemas as pessoas. 


Alguns destes problemas podem ser, por exemplo: dores de cabeça frequentes, tonturas, formigamento nas mãos, gastrite de origem nervosa (não quando sejam de origem infecciosa), dores e falta de forças nos braços, sintomas não orgânicos que possam atingir o hemi-corpo, torcicolo, dores no nervo ciático (isquiático), entre tantos outros. Por isso se diz que a pessoa que se beneficia da massagem com certa regularidade, pode evitar chegar a estes problemas, isto é o que em geral se conhece como saúde preventiva. 


A massagem também pode interferir na circulação sanguínea evitando problemas como: trombose venosa (não é valiosa quando já instalada. Cuidado: é contraindicada a massagem nestes casos) evitando dores nas pernas , entre outros. A nível de relaxamento para o stress, o qual é tão comum nos tempos modernos e sobre tudo nos grandes centros urbanos. Então podemos concluir que a massagem tem tudo a ver com saúde, por tanto não perda tempo e trate de sua saúde agora. 



Prof.: Julio Enrique Sosa Prieto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails