segunda-feira, 1 de julho de 2013

Terapia das pedras quentes: a massagem que aquece e relaxa


Ideal para os dias mais frios, a terapia das pedras quentes usa a termoterapia, ou seja, utiliza pedras na massagem do corpo. Elas causam um efeito penetrante causado pela sensação térmica das pedras aquecidas que deslizam sobre a pessoa, conseguindo produzir reações fisiológicas e orgânicas.
A temperatura é adaptada individualmente, e ao caminharem sobre os músculos, as pedras transmitem uma energia que “religa” a força interior.

Como funciona

O procedimento é simples: são colocadas pedras pré-aquecidas em locais específicos, umas fixas e outras, móveis, para massagear o corpo, acompanhadas de um óleo relaxante para evitar o atrito.
Ao longo da sessão, que dura em média uma hora, são utilizadas cerca de 55 peças a uma temperatura de 50ºC: “O calor das pedras penetra 4 cm abaixo da pele”, explica a profissional.
As pedras mais indicadas para massagem são: ágata calcedônia, feldspato, basalto amigdaloide ou pedras plutônicas. Destas, há muitas variedades no Brasil. Muitas contêm olivina, silicato de ferro e de magnésio, e as que são conhecidas como basalto amigdaloide contêm quantidades notáveis deste mineral. “Há muita variedade de pedras que se pode utilizar nas massagens. As mais apropriadas são as que têm no seu interior substâncias térmicas para manter o calor por longo período, chamadas de pedras vulcânicas”, diz a fisioterapeuta.
A condução do calor é transmitida ao corpo através de pedras plutônicas formadas na parte baixa do vulcão. Essas pedras foram esfriadas de forma lenta ao longo de milhares de anos, permanecendo em sua composição todo o seu potencial energético e bioquímico, como a olivina policristalina e o silicato de ferro e de magnésio.
A energia dessas pedras penetra profundamente nos músculos, permitindo a limpeza, a desobstrução e a normalização do fluxo energético, obtendo-se, então, o equilíbrio da pressão e temperatura do corpo. A energia gerada quando as pedras quentes são friccionadas no corpo, chamada de piezoelétrica, diminui inflamações e melhora a regeneração celular, além de ajudar no tratamento anticelulite e de emagrecimento.

Confira alguns benefícios:

  • Melhora funções orgânicas: as pedras aquecidas sobre pontos estratégicos faz com que se forme uma mensagem intercelular conectando o corpo e a mente, que energizados, passam a ter maior influência no comando da saúde geral do organismo.
  • Recupera energia: através do aquecimento, as pedras devidamente tratadas liberam a energia acumulada em seu interior, desobstruindo pontos de energia que possam estar bloqueados.
  • Redução significativa do estresse: as pedras aquecidas proporcionam um enorme bem estar, fazendo com que a pessoa fique aberta para receber a terapia.
  • Fortalece o sistema imunológico: o relaxamento profundo faz o organismo liberar hormônios que combatem o estresse e, por outro lado, fortalecem o sistema imunológico.

Indicações

Principais Indicações: fadiga; alterações osteoarticulares; problemas musculares, dor muscular, músculos atrofiados; alterações da saúde da mulher, cólica menstrual; estresse, cansaço, angústia, depressão; tratamentos estéticos corporais e faciais; prisão de ventre; gordura localizada, celulite, obesidade.
Principais Contraindicações: fraturas, ferimentos; osteoporose avançada; tumores; alterações de sensibilidade; cistite aguda (sobre a bexiga); gravidez; infecções agudas; doenças de pele; câncer e febre ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails