quinta-feira, 11 de julho de 2013

A dose certa da massagem para dores de cabeça


Massagear os músculos certos pode combater a dor física e emocional. De acordo com o SPA & Cia, a ideia é aliviar os músculos próximos à região da dor 

Aproximadamente 12% dos brasileiros costumam sofrer com dores tensionais na cabeça. Os dados foram divulgados em estudo realizado pela Universidade de Granada, na Espanha. O massoterapeuta Pedro Vasco, sócio-proprietário do SPA & Cia, explica que a massagem é capaz de aliviar os músculos próximos à região da dor. 

“Se a massagem for feita regularmente, as crises frequentes de enxaqueca podem até não voltar mais’’, compartilha. As dores de cabeça costumam ter origem física e emocional. Para a massoterapia, fisicamente, a massagem alivia toda a musculatura próxima à base do crânio, pescoço e ombros. Esse procedimento impede os músculos de pressionar os nervos que são responsáveis pela dor de cabeça. No aspecto emocional, a massagem estimula a liberação de endorfinas, que alivia o stress e relaxa o indivíduo. 

Outros benefícios da massagem são: estimular a circulação sanguínea e linfática, aumentar a imunidade, melhorar os estados de depressão e disposição, além de intensificar a capacidade de raciocínio da pessoa. Cada músculo possui uma função diferenciada e precisa ser bem trabalhado dentro da massagem terapêutica, por exemplo. 

O músculo ocipital frontal (localizado no couro cabeludo); músculo corrugador do supercílio (limite medial da sobrancelha); músculo temporal (abaixo das têmporas); músculo masseter (responsável direto pela movimentação da mandíbula); músculo trapézio (zela os movimentos de elevação e contração dos ombros); músculo esternocleidomastoide (permite a flexão do pescoço). “Devemos reforçar a massagem nos músculos mais tensos e contraturados’’, acrescenta. 

Pedro considera ser interessante e mais saudável conhecer outras formas de tratamento, que não incluam remédio na lista, já que os medicamentos viciam uma parcela considerável da população. Ele ainda sugere a massagem Ayurvédica para quem sofre deste mal. “A técnica indiana não só tem a finalidade de aumentar a quantidade de oxigênio e glicose para o cérebro e músculos de uma forma geral, como melhora o poder de concentração do paciente submetido ao procedimento além de uma melhoria no estado geral (físico e emocional) do cliente. 

Segundo o empresário, o tempo aproximado da sessão dura em torno de 50 a 80 minutos, mas recomenda-se 80 minutos para alcance de um resultado terapêutico. É importante lembrar que os pacientes com dor de cabeça crônica precisam procurar acompanhamento médico, pois a massagem é contra-indicada em pacientes com processos inflamatórios, deficiência cardíaca e doenças do aparelho circulatório. - 

dino.com.br/releases/a-dose-certa-da-massagem-para--dores-de-cabeca-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails