quarta-feira, 17 de julho de 2013

MASSOTERAPIA E SAÚDE

 
Muitos dos estudos realizados sobre os efeitos da massagem terapêutica demonstram: diminuição do humor deprimido, ansiedade e os níveis de hormônios do estresse.
 
Massagem tem sido apontado como uma das mais antigas formas de tratamento, registrado pela primeira vez na China durante o século II aC, repito esta afirmação, muitas vezes, para fazer um ponto, não apenas sobre o significado histórico, mas da humanidade muito básicas e fundamentais sobre esta prática. Quer dizer, o que você faz quando seu amigo está sofrendo? Você esfregar as mãos ou pat seu ombro. É humano.
Com os avanços científicos na medicina na década de 1940, a massagem foi substituído por tecnologia e farmacologia. Antes disso, a massagem era utilizada em sanatórios e hospitais psiquiátricos. Hoje, enquanto a massagem terapêutica parece estar ganhando popularidade, ainda não tenha recebido a mesma atenção da comunidade científica, como outras formas de tratamento. Massagem terapêutica surge como uma forma alternativa de terapia, apesar de sua longa história como uma solução aparentemente simples e intuitiva para muitas doenças humanas.
Em geral, muitos dos estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Touch sobre os efeitos da massagem terapêutica demonstrar: diminuição do humor deprimido, ansiedade e os níveis de hormônios do estresse. Field (1998) sugere que o aumento da atividade parassimpática pode ser o mecanismo subjacente para estas mudanças, No entanto, também parece ser um componente psicológico.
 
Uma vez que entendemos como isso funciona, pode lançar mais luz sobre a interação entre corpo e mente. Enquanto alguns duvidam do efeito relaxante da massagem, a pesquisa não pode nos dizer por que conclusiva.
Field, Grizzle, Scafidi & Schanberg (1996) examinaram os efeitos de massagens e terapias de relaxamento “em 32 mães adolescentes deprimidos. As mães receberam dez sessões de 30 minutos de uma massagem terapêutica ou terapia de relaxamento ao longo de um período de cinco semanas. Ambos os grupos apresentaram níveis mais baixos de ansiedade após a primeira e última sessão, no entanto, o grupo de massagem, além disso mostrou comportamentais e stress alterações hormonais. Os resultados do estudo sugerem que o grupo controle relataram uma diminuição da ansiedade, mas não mostram os mesmos efeitos em seus níveis de estresse hormonal ou de comportamento que o grupo de tratamento.
A depressão afeta o estado de humor da pessoa, deixando-a triste e desesperançosa, diante de algumas situações problemáticas, doenças, perdas, lutos e a massagem relaxante torna-se uma grande aliada no combate a este estado emocional porque funciona como válvula de escape para os problemas, uma vez que relaxa e alivia tensões.
Segundo afirma a massoterapeuta Luísa Helena Cardassi, tratamentos alternativos como a massagem são grandes aliados da medicina, não só na prevenção como na cura de muitas doenças. “A massagem mais indicada para os casos de depressão é a Massagem Relaxante, mas a Ayurvédica, Drenagens Linfáticas e a Reflexologia também ajudam na maioria dos casos”.
Seja qual for à razão uma massagem é sempre bem vinda. Para começar ou terminar um dia ela é sempre uma boa maneira de manter o corpo e a mente relaxados e saudáveis, além do carinho e atenção importantes na vida de qualquer ser humano.
Este ano estamos comemorado 200 anos de arte, ciência e profissão desta fantástica terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails