quinta-feira, 4 de abril de 2013

Como fazer massagem em grávidas


Todos os movimentos da massagem em mulheres grávidas deverão ser mais lentos, dando a devida atenção às queixas de dores e desconforto das gestantes



A massagem em grávidas é uma forma maravilhosa de preparar uma mãe para o nascimento de seu bebê. Durante a gravidez, vários fatores poderão levar a mulher a tensões e desgastes tanto físicos como emocionais. A massagem não só combate a fadiga, como transmite tranquilidade e confiança à futura mamãe.

Todos os movimentos da massagem em grávidas deverão ser mais lentos, dando a devida atenção às queixas de dores e desconforto das pacientes. Após o nascimento dos bebês, a massagem também é recomendada. O alívio do estresse pós-parto, o relaxamento dos músculos e principalmente a depressão pós-parto são fatores que a massagem proporciona com muita eficácia.

“Como a posição de barriga para cima começa a ficar incômoda rapidamente, fazemos os movimentos em um tempo menor, viramos a paciente de lado e fazemos os movimentos em todo o corpo, inclusive na barriga”, afirma Gislene de Oliveira Alves, coordenadora do  Curso Massagem Relaxante e Terapia com Pedras Quentes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.



Confira o passo a passo para fazer uma massagem relaxante em uma grávida:
- Começamos com o deslizamento pelo pé esquerdo. O joelho pode ser massageado sem a flexão, iniciando pelo deslizamento e passando para um amassamento. Em seguida, vamos para o deslizamento na coxa, sempre observando a expressão facial da paciente. Se ela estiver incomodada,  fará expressão de desconforto. Massageie as coxas.

- Como já vai ter se passado muito tempo, provavelmente, ela já estará cansada, por isso já deve ser hora de virá-la de lado.

- É muito importante fazermos um amassamento na panturrilha, pois as grávidas sentem muitas câimbras e esta massagem é ótima para ativar a circulação. Massageie também a sola dos pés e calcanhar.

- Deslize as mãos na barriga com pressão muito pequena. O deslizamento é uma carícia que faz muito bem para a mãe e também para o bebê.



A segunda parte da massagem da grávida, que é feita na parte das costas, deve ser feita em uma cadeira comum. Você deve posicionar a cadeira de forma que possa circular envolta da grávida. Forre a cadeira com uma toalha limpa, tanto o assento quando o encosto. Você pode colocar toalhas, de forma que sua paciente fique confortável. Peça que se sente ao contrário na cadeira, com o rosto acomodado no encosto.

As mãos podem ficar na posição que ela se sentir mais relaxada. Sempre pergunte se está bem, se está confortável. É indicado que você se sente em outra cadeira para ficar em uma posição mais confortável e não forçar a coluna.





Por: Paula Tibúrcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails