quarta-feira, 20 de março de 2013

Massagem Bioenergética


Benefícios da Massagem Terapêutica
A massagem é um recurso terapêutico antiquíssimo, simples, natural e intuitivo. O Ocidente está descobrindo cada vez mais este recurso e que está sendo valorizada e respeitada, assim como é no Oriente, praticada com naturalidade e encarada como fonte de higiene mental e terapia preventiva. 
A prática da massagem aproxima, sensibiliza e humaniza quem faz e quem recebe. Em textos indianos já era conhecida e praticada, em 2000 A. C., citada nos livros de medicina oriental da China. E dela derivam outras técnicas, como o Shiatsu, Massagem Suéca e Tui-Na e outras. 


An: significa pressão e Ma: significa deslizamento
Utiliza somente as mãos sobre a superfície corporal realizando deslizamento, amassamento, pressão, percussão e movimentação. Tendo como objetivo o equilíbrio físico, mental e energético. Ajudando o paciente a dissolver bloqueios energéticos que são pontos doloridos, localizados nas regiões onde a musculatura se apresenta mais tensa.


massagem trabalha o corpo todo, numa mistura de técnicas de massagem com toques ritmados e deslizantes proporcionando a ativação do fluxo energético, que costumo integrar a outras técnicas terapêuticas como a cromoterapia, o reiki, cristais, cura quântica conduzindo o paciente com músicas a um estado de relaxamento físico e mental, favorecendo o bem estar geral e reequilíbrio emocional.

Independentemente de conhecer ou não alguma técnica de massagem, existem algumas atitudes que considero fundamentais para intensificar ou facilitar os efeitos das sequencias e manobras terapêuticas. Pequenas dicas, aprendidas com professores, e outras coletadas em alguns anos de experiência com a prática da massagem:
  •  A boa massagem não deve ser uma receita pronta, uma sequencia fechada, pré-determinada, desempenhada igualmente em todos os pacientes. Com exceção de drenagens linfáticas ou outras manobras estéticas.
  • Não deve ser automatizada, pois cada corpo tem suas necessidades, suas marcas e vive um momento diferente dentro de sua própria história. 
  • A massagem é arte que envolve criatividade, consciência, intuição e sensibilidade de quem está praticando, e da mesma forma, que pode ajudar o paciente a desenvolver as mesmas qualidades em si mesmo. Ou deixa-lo pior do que entrou.
  • É importante que o Terapeuta dedique-se a aprender determinada técnica, dentre muitas possibilidades, a qual ele mais se identifica, pois funciona como base, ponto de partida quando ainda não se tem muito claro o que fazer com o paciente. 
  • O conhecimento básico da anatomia e fisiologia humana é de grande valia, pois nos dá a segurança de saber onde estamos tocando, facilitando a visualização das estruturas anatômicas enquanto as massageamos e a diferenciação entre tendões, nervos, ossos, músculos, derme e epiderme.

Na massagem viva, a condição básica é que o próprio terapeuta esteja vivo, no sentido mais sutil do termo, obviamente. Um bom terapeuta deve investir no seu auto aperfeiçoamento, e não digo técnico apenas, mas principalmente.

Emocional e psíquico. Trabalhar-se para adquirir conhecimento de si mesmo, das suas potencialidades e limitações do próprio corpo, da sua forma, e como a usa na vida. Psicoterapia, exercícios físicos é claro, receber massagens frequentemente. Receber o mesmo tratamento que propõe aos outros é fundamental! Nenhuma informação intelectual se compara a sentir e vivenciar no próprio corpo para poder aprender, ensinar e entender o que o outro sente. Além de ser muito importante como prevenção, e manutenção da saúde do terapeuta, já que é um trabalho que exige física e emocionalmente de quem o faz, e pode ser extremamente desgastante se o terapeuta não souber se reenergizar.

Há infinitas possibilidades: amassar, deslizar, torcer, pressionar, vibrar, sacudir, segurar, apertar, acolher, descolar (a pele), alongar, encurtar, tracionar/puxar, movimentar passivamente, percutir, comprimir, friccionar. Tudo isso aplicado com diferentes intensidades: profunda, superficial ou mesmo fora do corpo físico (aura). Em diferentes direções e sentidos: em movimentos de espiral, círculos, "oitos", "abrindo" ou afastando do centro, ou "fechando" ou aproximando do centro.
Mais o mais importante de tudo isto é que se faça com amor.

por: Suzy Reigado Ferreira - suzyreigado@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails