sábado, 30 de março de 2013

7 ATITUDES QUE O TERAPEUTA DEVE EVITAR EM EVENTOS DE MASSAGEM



Eventos de massagem são ótimas oportunidades para colocarmos em prática nossos conhecimentos, mas são necessários alguns cuidados para nosso sucesso.

Logo quando finalizamos algum curso de massagem, seja ele de nível técnico ou livre, queremos praticar a técnica e participar de eventos para além do cachê (nosso sustento), ganharmos experiência para futuros eventos e projetos particulares. Porém, algumas atitudes podem prejudicar a nossa imagem e planos para nossa carreira como terapeuta de sucesso.
Ao término deste artigo, deixe seu comentário e nos ajude a chegar a um consenso sobre as melhores práticas durante um evento de massagem.


1. CHEGAR ATRASADO NO EVENTO

Sabemos que o trânsito caótico e a deficiência do transporte público nas cidades brasileiras são um grande problema para os terapeutas que precisam se deslocar para os eventos. Porém, quando há atrasos por parte do terapeuta há diversas consequências desagradáveis para todos os lados como, por exemplo:
  • O terapeuta não tem tempo suficiente para se alongar para iniciar as atividades
  • O terapeuta precisa iniciar os atendimentos às pressas
  • Os primeiros atendimentos são desmarcados e os horários acabam ficando desorganizados gerando o famoso efeito “bola de neve”
  • As pessoas que acabaram tendo seus horários desmarcados ficam chateadas e insatisfeitas
  • A consultoria perde a credibilidade com a empresa contratante
  • O terapeuta perde a credibilidade com a consultoria que o contratou
É sabido que por mais que nos esforcemos para cumprir nossos deveres, podemos nos atrasar. Para evitar as consequências citadas acima, sugerimos que o terapeuta:
  • Se programe para chegar com 30 a 40 minutos de antecedência do horário do primeiro atendimento
  • Trace a rota para o evento com antecedência e também trace rotas alternativas como prevenção em casos de trânsito ou greve do transporte público
  • Caso veja que irá se atrasar, ligue para a consultoria que o contratou para que ela avise a empresa sobre o imprevisto
  • Esteja sempre com o celular ligado para a fácil comunicação com a consultoria contratante

2. NÃO USAR ROUPA BRANCA

Quando estamos com a roupa branca, passamos certa tranquilidade para nossos clientes. Porém, sabemos que roupas brancas sujam muito fácil, custam um pouco mais do que roupas tradicionais, mas esta é a melhor vestimenta para usarmos em um evento e passarmos a credibilidade para nossos clientes como profissionais da área da saúde.
Alguns terapeutas têm o costume de irem com roupas casuais e colocarem a roupa branca no vestiário da empresa. Isto é uma alternativa para evitar chegar com a roupa suja, suada ou molhada, mas atenção, assim como a roupa para trabalho, tenha bom senso na escolha da roupa que você entrará nas dependências da empresa. Evite roupas transparentes, com decotes e apertadas que possam desviar a atenção dos funcionários.


3. ATENDER OU DIGITAR NO CELULAR DURANTE O ATENDIMENTO

Algumas atitudes que possam parecer simples para nós pode passar uma má impressão para quem vê o terapeuta trabalhar.
Em alguns eventos já pude observar cenas das quais “seriam cômicas se não fossem trágicas”.
Lembre-se sempre de colocar o seu celular no modo “vibrar” e jamais o atenda durante os atendimentos.
Caso você esteja esperando alguma ligação importante, retorne o contato nos intervalos entre um atendimento e outro.
Evite também digitar durante os atendimentos.
Seus clientes agradecem a atenção.


4. USAR FONES DE OUVIDOS DURANTE O ATENDIMENTO

Também já presenciei alguns terapeutas que durante os atendimentos utilizam fones de ouvido para ouvirem músicas relaxantes ou outros tipos de músicas.
Isto aos olhos do contratante pode parecer uma falta de interesse com o cliente.
Para se precaver você pode levar algum aparelho de som ou reproduzir músicas relaxantes no celular para que tanto você quanto seu cliente possam ouvir uma boa música durante o atendimento.


5. TRATAR COM INDIFERENÇA OS FUNCIONÁRIOS

A cordialidade não deveria ser um diferencial e sim uma questão de educação para com as outras pessoas. Portanto, trate todos os funcionários por igual, sejam eles diretores, gerentes, secretárias, área operacional, etc.
Você só tem a ganhar quando antes de iniciar o atendimento, você dar um bom dia, boa tarde ou boa noite para o cliente, se identificar com o seu nome e perguntar pelo o nome do cliente. Após finalizar a massagem, se despeça do cliente desejando novamente um bom dia, boa tarde ou boa noite sempre dizendo o nome de seu cliente. Isto mostra que você estava realmente atento durante o atendimento e sabe exatamente quem estava sendo atendido por você.


6. DISTRIBUIR CARTÕES DE VISITA

Eventos de Quick Massage e Reflexologia são ações mais comuns para trabalhos free lancers de terapeutas, mas se lembre de que quando você é convidado para estes eventos, você representa uma empresa e não está ali como autônomo. Portanto, deve seguir algumas recomendações da empresa contratante.
Ao finalizar um atendimento, não ofereça serviços particulares e nem ofereça seus cartões de visita. Porém, se a pessoa que acabou de receber a massagem lhe pedir seus contatos, não há problemas em lhe dar seus contatos. Só tente ser discreto para não atrapalhar o andamento do evento e parecer que você quer negociar trabalhos futuros durante o evento.


7. FALTA DE ÉTICA PROFISSIONAL

É comum também após um evento de sucesso, a empresa contratante demonstrar interesse em ter um programa fixo de massagem. Neste caso, você não deve negociar valores diretamente com a empresa e muito menos se oferecer para enviar um orçamento para um trabalho autônomo. Com estas atitudes, você demonstra não respeitar a consultoria que lhe contratou e além de perder credibilidade com a consultoria e a empresa, você fica mal visto com outros terapeutas que podem não lhe indicar mais para eventos.
Geralmente quando uma empresa demonstra interesse no programa fixo de massagem, tanto a consultoria quanto a empresa tendem a escolher os mesmos terapeutas que realizaram o evento, para assim como foi na ação, o programa fixo ser um sucesso também.


CONCLUSÃO

Estas são algumas dicas que às vezes podem passar despercebido com o tempo, mas que farão a diferença na sua carreira como terapeuta. Pense nisto!


Leia mais em
http://www.dicasdemassagem.com.br/7-atitudes-que-o-terapeuta-deve-evitar-em-eventos-de-massagem#ixzz2Onjhjldu

Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo. Dá uma olhada no nosso portal de massagem. um abraço

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