terça-feira, 12 de março de 2013

A massagem terapêutica



Desde os tempos pré-históricos a massagem tem sido utilizada como recurso terapêutico. Existem descrições do uso da massagem feitas por Homero em 1200 a.C. e por Hipócrates em 460 a.C. Também era usada nos banhos pelos gregos e romanos para assegurar saúde e beleza. Mais recentemente, foi desenvolvida por Peter Ling da Suécia e Mezger da Holanda. Posteriormente seus defensores foram Weir Mitchell e Kellogg nos Estados Unidos, e Cyriax e Mennel na Inglaterra (Cassar, 2001).


A massagem terapêutica pode ser definida como uma compressão metódica e rítmica do corpo, ou parte dele, para que se obtenham efeitos terapêuticos. É um conjunto de diversas técnicas manuais que atuam nos tecidos corporais, com efeito, sob o sistema nervoso, muscular e circulatório, com objetivo de promover o alívio do estresse e proporcionar relaxamento, mobilizando estruturas variadas, aliviando a dor, diminuindo o edema e prevenindo deformidades (Domenico, 1998). 

Entre seus principais efeitos terapêuticos estão: relaxamento muscular local e geral; alivio da dor; aumento da circulação sanguínea e linfática; aumento da nutrição tecidual; aumento da secreção sebácea; remoção de produtos catabólicos; alívio da ansiedade emocional; aumento da extensibilidade tecidual e da mobilidade articular.

Para que os efeitos terapêuticos sejam obtidos, é importante que o profissional conheça as manobras a serem executadas, realize uma avaliação minuciosa das condições físicas do paciente e tenha em mente as indicações e contra indicações para realização das técnicas. Não deve causar dor ou incômodos, nem deve deixar hematomas na pele (Domenico, 1998). 

Há muitos tipos de massagem derivadas de variadas técnicas, porém todas advêm de movimentos primários que fazem parte da Massagem Clássica. Segundo CASSAR (2001), os movimentos básicos da massagem clássica são:

• Deslizamento superficial: movimentos deslizantes leves, suaves e rítmicos que promovem uma sedação neuromuscular. Na circulação periférica ocorre uma vasodilatação capilar por liberação de substâncias vasoativas, provocando uma diminuição na excitabillidade das terminações nervosas livres. Deve-se iniciar e finalizar a massoterapia pelo deslizamento superficial. 
• Deslizamento profundo: mesmo movimento anterior, porém exercido com pressão suficiente para causar efeitos mecânicos e reflexos, atuando sobre a pele e o tecido celular subcutâneo, melhorando as condições de circulação, nutrição e drenagem dos líquidos tissulares.
• Amassamento: mobilização do tecido muscular. O músculo sofre compressões alternadas no sentido de disposição de suas fibras. A pressão exercida é intermitente, sendo o seu principal efeito mecânico, melhorando as condições circulatórias da musculatura, liberando as aderências, eliminando os resíduos metabólicos e aumentando a sua nutrição.
• Percursão: Técnica de massagem nas quais os tecidos são submetidos a golpes manuais com certa freqüência, utilizando-se a borda ulnar, a mão espalmada ou fechada. Auxilia na drenagem postural por liberação de secreções e, em menor grau aumenta a circulação capilar superficial.
• Fricção: movimentos circulares ou transversais, com ritmo e velocidade uniformes e pressão suficiente para mobilizar o tecido superficial em relação ao profundo. O seu principal objetivo é a liberação de aderências por ação mecânica nas traves fibróticas, além da sua prevenção após traumatismos.
Vibração: impulso vibratório transmitido à área a ser tratada. Técnica de difícil execução devido à dificuldade em se manter os tecidos a uma freqüência constante de vibração. Dentre os seus efeitos esta a diminuição da hiperexcitação dos nervos.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails