quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Técnica Entrainment e a Massagem



Está corrido para você?

Hoje vamos escrever um breve texto sobre entrainment, um importante efeito reflexo do Sistema Nervoso Autônomo, que influencia muito na nossa qualidade de vida, já ouviu falar?
Primeiramente, vamos esclarecer alguns termos e palavras que talvez não sejam tão conhecidos por você, para que facilite o entendimento do texto:
Sistema Nervoso Autônomo (S.N.A.)
Explicando brevemente, o S.N.A. É uma parte “automática” do sistema nervoso periférico, também chamado de sistema involuntário, pois no geral, os efeitos desse sistemas não estão sob controle voluntário, por exemplo, a dilatação das nossas pupilas e o aumento da secreção de adrenalina.

Tálamo
Outra palavra que encontrará neste post, e que talvez você não conheça, é “tálamo”, que é uma região do encéfalo que atua como centro de organização cerebral; lá é como se fosse uma central que recebe informações do mundo inteiro e as reorganizam para transmiti-las de maneira mais compreensiva.

Então, agora que possíveis dúvidas de vocabulário já foram esclarecidas, falaremos sobre o Entrainment
O que é?
Entrainment é a coordenação do ritmo ou sincronização com um ritmo. No corpo, os osciladores biológicos, como o coração e o tálamo, estabelecem o padrão de ritmo. Pesquisas no Institute of Heart-Math e em outros lugares, indicam que o ritmo do coração tende a ser o guia para outros ritmos do corpo. 

A sincronização dos batimentos cardíacos/ ritmo respiratório/ tálamo combinadas, ajudam no processo de entrainment, seguindo-se os outros ritmos do corpo mais sutis. E é essa sincronia do ritmo do nosso coração, da respiração e da digestação que promove esse equilíbrio, ou homeostase, para dar suporte a um corpo saudável.

O estresse
O corpo também acompanha ritmos externos. Qualquer atividade que usa um som ou movimento repetititvo, acalma ou excita o sistema nervoso (dependendo da velocidade e andamento do ritmo) através do entrainment e, desse modo, altera o processo fisiológico do corpo. Às vezes, os ritmos do corpo são interrompidos. A múscia com desarmonia e dissonância pode ser disruptiva, como também múltiplos ritmos fora de sincronia no mesmo ambiente, como num shopping center com luzes intermitentes ou barulhos de máquinas; por isso, muitas vezes, as pessoas ficam fatigadas ou mal-humoradas nesses ambientes, e não sabem o por quê.

E como se resolve?
Nosso corpo é tão jóia, que para reparar essa quebra de ritmo, possui grande facilidade para acompanhar ritmos naturais, como o sons de um córrego, as ondas do mar ou o farfalhar de folhas ao vento.

Quando um pessoa experimenta estados emocionais positivos, os ritmos biológicos tendem naturalmente a começar a oscilar juntos ou a se acompanharem. Os processos deentrainment do nosso corpo também podem ser acentuados por técnicas que mudam nossa consciência para os padrões de nossa respiração e batimento cardíaco, e é aí que entra a MASSAGEM!

A influência da massagem sobre o entrainment
Para encorajar o entrainment, a massagem é feita de uma maneira tranquila e rítmica, e a aplicação da massagem, a proximidade do ritmo respiratório, e o batimento cardíaco centrado e compassivo do profissional que está a aplicá-la, podem ajudar no entrainment restaurador do cliente.

O profissional centrado e focado, introduz seus próprios ritmos ordenados como parte do ambiente; eles servem como influência externa adicional que possibilita que os ritmos do corpo do cliente se sincronizem. Quando a sincronização ocorre, parece que os mecanismos de homeostase (equilíbrio) funcionam de maneira mais eficiente.
Então, vamos experimentar? Respire fundo e ajuste seus rítmos corpóreos com uma boa e relaxante, massagem terapêutica!


Este texto foi retirado do livro Fundamentos da Massagem Terapêutica, de Sandy Fritz, segunda edição, editora Manole, e adaptado para o blog por Tainá Mantovani De Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails