quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A massagem é muito eficiente para controlar o estresse



A massagem é muito eficiente para controlar o estresse, pois suas manobras ajudam a relaxar os músculos, promovendo saúde e qualidade de vida



A massoterapia é uma excelente alternativa para aqueles que procuram por uma carreira sólida e promissora

massoterapia nos dias atuais, onde o estresse da vida moderna obriga homens e mulheres a dobrar suas horas de trabalho, é uma excelente alternativa para aqueles que procuram por uma carreira sólida e promissora. No entanto, para atuar nesse mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, o profissional deverá estar devidamente treinado e capacitado para que se destaque como o melhor da atividade.

O bom profissional deverá estar atento, em primeiro lugar, à ética no trabalho, seguindo algumas regras para garantir sua integridade e respeito. Esta medida se faz necessária, uma vez que ele irá lidar com os corpos de pessoas das mais diversas índoles. Neste caso, qualquer falha poderá pesar sobremaneira ao profissional não habilitado podendo sofrer, até, processo por assédio moral e sexual.

“A massagem é muito eficiente para controlar o estresse, pois suas manobras ajudam a relaxar os músculos, promovendo saúde e qualidade de vida”, afirma a professora Gislene de Oliveira Alves.

Massagem quer dizer amassamento com as mãos. Envolve um conjunto de manobras técnicas que, deslizadas de forma correta sobre um músculo, proporcionam relaxamentoalívio de dores e reabilitação de tecidos, de forma curativa ou apenas paliativa.

De forma geral, a massagem, realizada por um profissional capacitado contribui, com sucesso, como coadjuvante em patologias como dores muscularescontrações; espasmos; atonias e contorções muscularesluxaçõesedemas; debilidade sexual ou nervosa; distúrbios circulatórios, digestivos e intestinais; calcificações articulares; fadiga; obesidade; paralisia; reumatismo; nevralgia e artrite; pré e pós-cirúrgicos em estética; cicatrizes e lesões em geral.

Massagem quer dizer amassamento com as mãos

O profissional massagista, estando devidamente apto a realizar essa atividade, ao realizar seu trabalho em um paciente atingirá resultados positivos, por atuar na circulação sanguínea, principalmente no retorno venoso e linfático.

O bom massagista sabe que a atividade feita numa área específica, com a finalidade de recuperar ou aliviar determinado músculo, ou em todo corpo relaxante, os movimentos da massagem ativam o organismo e agem como coadjuvante em diversos tratamentos, já que estimulam o sistema nervoso autônomo, melhorando a produção de secreções glandulares.

É importante esclarecer que o comportamento do profissional será sempre avaliado pelo paciente, portanto é preciso estar atento a vários fatores que contribuirão para que haja confiança, simpatia e principalmente eficiência no trabalho.

A preparação
O profissional precisa estar totalmente preparado física e psicologicamente para atender seu paciente. A preparação psicológica é feita com concentração, pensamentos buscando boas energias e vontade de servir. A preparação física com o pré-aquecimento das mãos.

A ética
O massagista deverá sempre zelar por um atendimento digno, com clareza nas palavras, observações e discrição total.

A profissão
O massoterapeuta é aquele profissional de saúde, técnico (utiliza: mãos, cotovelos, pés, aparelhos complementares e cremes/óleos) e sensível, que atua na prevenção e no tratamento de determinadas patologias físicas (em conjunto com a medicina alopata), como, também, pode atuar na estética e no bem-estar (emocional).

A higiene pessoal e local
O profissional deverá estar completamente limpo (para cada atendimento), roupas limpas, sem objetos nos dedos e punhos, unhas cortadas e, no caso dos homens, barba feita ou aparada. O ambiente precisa estar compatível com esse método.

Prescrições médicas
É estritamente proibido ao massoterapeuta fazer prescrições medicamentosas mesmo sendo ele de outras áreas de saúde, a não ser que seja médico. As patologias graves só poderão ser tratadas com autorização e acompanhamento médico.

A propaganda
O trabalho de marketing do massoterapeuta deverá sempre respeitar a ética para que seu nome não seja vinculado a “propaganda enganosa”. Valorize a profissão.

A disciplina
O massoterapeuta deverá cuidar de sua saúde física e mental para fazer um atendimento de qualidade e principalmente para sua qualidade de vida. Aconselha-se atividade física, alimentar e principalmente respeitar os seus limites de atendimento.

O respeito pelo corpo humano
Existem muitos preconceitos com relação ao toque, por isso o profissional deverá realizar seu trabalho tendo o corpo como um elemento sagrado. O posicionamento do massoterapeuta com relação ao corpo desnudado deverá ser sério e sem observações, procurando observar os movimentos da massagem tão somente. Tanto o profissional como o paciente deverão denunciar qualquer abuso ou insinuação verbal ou gestual.

As proibições e demais informações
Devido à complexidade humana, recomenda-se que crianças e adolescentes devem fazer massagem somente na presença de seus pais ou de uma pessoa (adulta) responsável. No caso de determinada técnica (exemplo: drenagem linfática), o receptor leigo deve ser orientado previamente sobre a aplicação em determinadas áreas.

.
Por Silvana Teixeira





CPT – Centro de Produções Técnica
 www.cpt.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails