segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Massagem Xamânica e Nativa


A Massagem Nativa (Xamânica) é uma das mais antigas artes ou técnicas de alinhamento de nosso corpo com o sentir, o pensar e o seu expressar-se.

Sim, a sabedoria Povos Nativos (Xamânicos) é uma das mais antigas “filosofias de vida” de que o homem tem conhecimento. Seus saberes são milenares, transmitidos ao longo das épocas de geração a geração. A sabedoria xamânica professa a nobre arte de cuidar do corpo, alinhando coração, mente e espírito, e permanece viva entre nós graças à preservação das tradições e medicinas das tribos indígenas de todo o mundo.

Dentro do universo nativo há um farto campo de possibilidades de cura e auto-cura, suas técnicas visam sem exceção a melhora integral do ser humano, alcançada por nossa reconexão com o “sagrado existir”.

A Massagem Nativa tem sua origem na observação dos animais e da natureza, bem como de seus elementos primordiais que sustentam a vida no planeta. Cada animal tem seu movimento particular, e é natural relacioná-los com determinadas partes e funções do corpo humano. A maioria das pessoas, entretanto, inconsciente da força vital da “energia animal”, desconhece o quanto seus primordiais instintos traduzem caminhos essencialmente curativos, capazes de nos conduzir à arte de viver bem.

Isto porque a tradicional Massagem Xamânica ajuda particularmente no resgate de nosso poder pessoal. Muitas vezes tal poder se encontra bloqueado, gerando a impressão de que não temos potencialmente a estrutura necessária para lidar com os mais variados desafios e situações de nosso dia-a-dia.

Nesse sentido, em sua prática, a Massagem Nativa se vale de vários elementos que lhe são inerentes e que soberanamente compõem uma verdadeira “farmácia natural”, como o são, por exemplo, as mais variadas ervas terapêuticas, bem como as plantas e os óleos aromáticos com propriedades específicas, preparados com o propósito de se alcançar por meio deles os mais distintos efeitos curativos desejados.

Muitos problemas emocionais relacionados, por exemplo, à baixa auto-estima, à depressão, ao estresse, à nossa falta de foco ou de estrutura física, acham-se intimamente relacionados à forma segundo a qual nossa “parte animal” se comporta diante dos mais diferentes desafios da vida. E esse nosso comportamento, obviamente, repercute em nosso corpo, manifestando-se sob a forma de inúmeros sintomas.

A Massagem Xamânica, feita pelo estreito contato das mãos com o corpo, tem o poder de acessar as camadas mais profundas de nosso universo físico, emocional, mental e espiritual, facilitando com que tudo aquilo que esteja ligado aos nossos instintos mais primitivos se comunique com os nossos sentidos, estabelecendo assim um diálogo emocional gerador de bem-estar, fruto do natural equilíbrio entre nossos aspectos “racional” e “irracional”.

A Massagem Xamânica se nos oferece assim, tanto como um importante passo inicial aos que desejam atuar na área terapêutica corporal, como se constitui, sobretudo, numa grande aliada a todo profissional que, já detendo outras técnicas de massagem, queira aprofundar seus conhecimentos no ancestral saber de cura nativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails