segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Massagem e Diabetes





Pesquisa divulgada pela Americam Diabets Association revela que massagem em um local de injeção de insulina pode aumentar significativamente a ação da insulina no soro, diminuindo assim os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes tipo 1.



Tratamento da Diabetes com massagem terapêutica Tui Na

A massagem Tui Na é um método terapêutico da Medicina Chinesa. Através da massagem em pontos e meridianos  vai gerar uma estimulação benigna no corpo humano de modo a regular as suas funções, desso modo sendo benéfica também para patologias como a diabetes.

A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.

Nos adultos, a diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas:

Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria);
sede constante e intensa (polidipsia); fome constante e difícil de saciar (polifagia); fadiga;
prurido no corpo; visão turva.

A diabetes pode ser do tipo Tipo 2 (Diabetes Não Insulino-Dependente) e Diabetes Tipo 1 (Diabetes Insulino-Dependente). O aparecimento de diabetes resulta de causas múltiplas, sendo a maior parte associada a comportamentos alimentares desadequados, como o consumo excessivo de alimentos doces , gordurosos ou picantes, a vida sedentária em excesso e, em alguns casos, ao stress ou a depressão de longa duração, que acaba por afetar o pulmão, a obesidade e o álcool .A diabetes é denominada na medicina chinesa como xiaoke, que quer dizer síndrome de esgotamento e sede, dois dos sintomas da diabetes. Segundo a medicina chinesa vários órgãos poderão estar afetados como o pulmão, o estomago, baço ou o coração.

Na Medicina Chinesa a diabetes pode estar localizada no Xiao (aquecedor) superior, médio ou inferior. Para o tratamento correto da diabetes, o essencial é a identificação correta do desequilíbrio energético que está na origem da disfunção do metabolismo.

Estabelece-se de seguida o programa terapêutico adequado e ajustado podendo ser com a massagem, auriculoterapia, aconselhamento alimentar ou ervas chinesas.

A massagem Tui Na aplicada em todo o corpo baixa os níveis de açúcar e alivia os sintomas do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails