quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Massagem Ayurvédica Tradicional


Massagem Ayurvédica Tradicional - Técnica de Kusum Modak

Ela resulta também, numa flexibilidade maior do corpo

Técnica criada e ensinada pela Indiana Kusum Modak, segue muitos dos princípios da Medicina Ayurvédica, tratando o corpo como um todo; e também do Yoga, trabalhando posições e respirações.

Dentro desta visão global, trabalha basicamente articulações, circulação sanguínea e respiração, despertando o corpo físico em níveis profundos, resgatando sua consciência, unindo no aqui e agora a mente e o corpo.

Nessa massagem são utilizados mãos, pés e o peso do corpo para executar alongamentos e trações que se baseiam nos asanas do Yoga. Esse Trabalho combina o uso de óleos vegetais puros e o pó Vekand (Calamus), extraído de uma raiz da espécie das Zingiber (família do gengibre), que recebe o nome citado acima comum na Índia, estimulando músculos e circulação, liberando as toxinas. Toques profundos com as mãos, cotovelos e pés realizam o realinhamento da postura, aliviando as tensões físicas. Como resultado desta prática, há um fortalecimento do sistema imunológico, pela manipulação profunda na pele e uma drástica redução nos níveis de estresse e dos sintomas da depressão.

O compêndio de alongamentos frequentemente repetidos, resulta também, numa flexibilidade maior do corpo, melhorando as articulações e permitindo a livre circulação da energia pelos meridianos do corpo. O efeito terapêutico no corpo físico acaba também se estendendo ao corpo emocional. Os nódulos resultantes de emoções e experiências contraídas no corpo são estimulados, proporcionando um processo íntimo de autoconhecimento e de transformação interna e externa, a partir da consciência corporal. Esse sistema de tratamento pode ser usando para a harmonização, para o equilíbrio e para a revitalização no tratamento de problemas, situados nas áreas do corpo como pescoço, braços, costas, pélvis ou joelhos.

O trabalho pode ser tanto preventivo quanto curativo, ou seja, pode ser realizado para prevenir problemas ou para desabilitar problemas crônicos instalados no corpo. A pressão manual, com o deslizamento sobre a pele, potencializa os poderes de recuperação naturais do corpo, enquanto eliminam os elementos geradores do desequilíbrio energético, desenvolvendo a capacidade de resistência do corpo à doença. Essa técnica, portanto, é muito mais do que uma simples massagem, pois seu objetivo é ativar ou reativar a energia vital (o vigor do corpo, dos órgãos internos), a partir do alinhamento da coluna vertebral e da postura, do estímulo profundo dos músculos, da respiração e do sistema circulatório.


Rita de Cássia Barros Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails