quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Fadiga na Medicina Chinesa


A fadiga é uma sensação generalizada de cansaço, muitas vezes sem razão aparente, a pessoa vive com uma sensação geral de cansaço, de falta de energia e de força muscular. A fadiga, nos dias de hoje é das queixas mais comuns entre os pacientes.

Na medicina chinesa é chamada de (Xu Lao) exaustão, que descreve não apenas um sintoma ou seja a fadiga mas também a sua causa. Para a medicina chinesa a fadiga pode estar relacionadas com diversas causas como constituição fraca, sobrecarga de trabalho ou seja trabalhar muitas horas sem descanso adequado, alimentação inadequada e irregular que afetam a energia do estômago e o Baço; doenças prolongadas; o consumo de drogas; falta ou excesso de exercício, por exemplo o trabalho físico excessivo enfraquece os músculos e o Baço, já o levantamento excessivo de pesos prejudica o Rim; o excesso de atividade física prejudica os tendões, levando depois a deficiência de sangue do Fígado, insónia ou maus hábitos de sono levarão também a fadiga.

Para a MTC a fadiga pode ser proveniente de deficiência energética ou resultar de uma condição de excesso ou uma combinação das duas. Após um diagnóstico onde é feita uma análise detalhada da queixa que o paciente traz, é analisado o pulso e a língua, são então identificados os padrões e escolhido o tratamento. No tratamento pode ser utilizado além da acupunctura a moxa, a fitoterapia e a massagem Tui Na . Assim através de um tratamento poderá reencontrar o seu equilíbrio e a sua energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails