terça-feira, 10 de maio de 2011

Massagem :uma terapia que unifica o corpo e a mente



O toque é essencial à vida e à sobrevivência humana. Ainda no útero o bebê sente as paredes do útero de sua mãe mesmo invólucro no líquido amniótico, e até mesmo tem percepções do carinho e do amor que lhe é passado com massagens na barriga ou mesmo com cafunés. Isso tudo influencia diretamente na formação psicossocial da criança e do futuro adulto. Quanto mais nos tocarmos e doarmos nosso toque com nível de consciência vamos desfrutar de todo o poder majestoso que isso pode nos oferecer, favorecendo nossa saúde, nossos pensamentos e nossa maneira de contemplar a vida, os outros e a natureza. Tocar com consciência é um fator puramente Humano.

Existem vários tipos diferentes de toque, desde um toque mais suave até um toque mais profundo. Cada qual tem sua própria característica e funcionalidade. Costumo dizer que não existe um toque "certo" mas sim a oportunidade "certa". Dependendo do dia você vai precisar receber um toque mais afetuoso, calmo que adentre na sua alma de maneira mais suave com um ritmo mais lento, percorrendo mais os músculos superficiais, a pele. Outras vezes o toque poderá ser mais forte, chegando em músculos mais profundos e assim por diante...

O que é importante é receber o toque de maneira eficiente de acordo com as suas necessidades (que podem variar) - de maneira que deseperte os seu encontro com sua própria essência, revigorando sua energia vital e regulando a ação do seu organismo criando maior consciência corporal e liberando tensões de maneira geral.

A massagem é um trabalho corporal, mental e espiritual que interliga o ser humano com seu íntimo dando uma oportunidade de um encontro mágico com seu próprio ser através dos sentidos e da percepção.

A massagem não resume-se em apenas o uso do toque corporal. Todo o ambiente já é parte da ação terapêutica, assim como os odores , cores, óleos, mantras, respiração, etc...esta é uma forma holística de se analisar.

A terapia do toque tem 3 importantes momentos: antes, durante e após uma sessão, pois sensações completamente diferentes são checadas, e chegam a ser totalmente opostas. Daí a importância do ser humano se perceber, se observar, se contemplar, se notar, e até mesmo sentir-se como um ser íntegro, completo, integrado com o universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails