quarta-feira, 18 de maio de 2011

A importância do toque humano parte II


Quem não gosta de receber uma boa massagem? É uma interação de respeito e de amor.

O toque humano tem sido muito utilizado em diversos tipos de terapias, principalmente em pessoas que sofrem de depressão, angústia, alto nível de estresse, enfim...Além de produzir uma série de efeitos benéficos como melhora da circulação, alívio de tensões e dores, sensação de bem-estar, atua também nas características emocionais do ser.

Existem massagens específicas que tratam este tema como a massagem bionergética, o shiatsu, a ayurvédica, entre outras...cada qual com seus conceitos, técnicas e objetivos. Não existe a "melhor técnica", existe a melhor técnica que se adequa a você num determinado momento. Um profissional qualificado saberá respeitar suas limitações e o ajudará a vencer os obstáculos corporais com o auxílio de massagem.

Especialistas como o obstetra Leboyer, já revelam que bebês que recebem toque e massagem tendem a ficar mais calmos e seguros. Não tenho dúvidas do poder o toque.

Você consegue imaginar uma vida inteira sem receber ou dar um abraço, ou simplesmente sem tocar em alguém. É evidente que não e se acaso isso acontecesse, não sobreviveríamos para contar a história, pois "somos seres que interagem" entre si inclusive com estímulos neuromotores do uso do toque.... Um abraço muitas vezes vale mais que mil palavras, assim é a massagem. Uma terapia "silenciosa" que regressa ao íntimo do ser, em cada célula fazendo-a despertar para a beleza da vida e da saúde.

Reich, um psiquiatra renomado, também sempre retratou o toque como maneira a manter a saúde e o equilíbrio da pessoa.

Para ilustrar esta riqueza de informações, vale salientar que o primeiro estímulo sensorial da vida humana que começa no útero vem da sensação de toque !!! O tato ainda permanece ativo mesmo que a visão e a audição começam a desaparecer por exemplo na velhice. Não é impressionante? Além da sensação de toque, a pele registra as sensações de temperatura e dor.

A primeira ligação da criança com a mãe é pela boca seja para succionar as mamas para obter o leite materno, seja para mordiscar, sentir...o toque é imprescindível. Os animais também usam muito a linguagem corporal.. cachorros e gatos por exemplo, que são mais domésticos, adoram lamber e receber carinho de seus donos.. a interação pelo toque diz tudo... A ação do toque é instintiva, não racional.

A pele é extremamente sensível devido a inúmeros receptores neurológicos que existem em sua superfície. O contato do toque sobre a pele pode produzir inúmeras outras sensações...e pode também auxiliar a pessoa em seu processo de auto cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails