...curtindo uma massagem. Sim, ela faz mais que relaxar, ajuda você a despachar alguns males. A ciência garante:
Torcicolo
Com dez sessões de qualquer tipo de massagem- faça uma toda semana -, quem sofre de dor crônica no pescoço tem melhora de 55% de acordo com estudo no Clinical Journal of Pain (EUA). Durante crises, o benefício é de 39%.
Costipação
Massagem abdominal pode, sim, ter efeito laxante. De acordo com pesquisa da Universidade Umea (Suécia), pessoas que receberam massagem terapêuticas na barriga melhoram o fluxo intestinal com mais eficácia do que aquelas que tomaram remédios. Boa alternativa é a drenagem linfática, tipo de massagem que funciona como descongestionante e ainda elimina toxinas do organismo.
Depressão e hipertensão
Massagem, como a sueca ou o shiatsu, aliviam sintomas desses problemas. Melhoram o humor, pois ajudam seu corpo a produzir mais oxitocina e serotonina, hormônios do bem-estar, segundo pesquisa no Jornal of Clinical Psychiatry (EUA). Também baixam o nível de cortisol, hormônio do estresse, no organismo. Essas massagens têm efeitos sobre tecidos nervosos, músculos e circulação. Reduzem, ainda, frequência cardíaca e pressão arterial.
Dor na Lombar
Técnicas tradicionais de massagem, como a ayurvédica, dão flexibilidade ao corpo. Segundo artigo no Spine, jornal americano especializado em coluna vertebral, essas massagens aliviam a dor de qualquer problema na lombar: torção, mau jeito ou cansaço local por sustentar você durante horas à frente do computador.
Por Marjorie Zoppei
Revista Mens health , Maio de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário