terça-feira, 24 de maio de 2011

Massagem aplicada ao Esporte



A massagem vem sendo aplicada nos esportes há mais de 35 séculos com o objetivo de aumentar os resultados deportivos, tendo sua eficácia consagrada com êxito e sendo recebida pela maioria dos atletas.


Conforme Williams (1974, apud Hollis, 1998) os “atletas têm recorrido a massagem desde a época dos primeiros Jogos Olímpicos e os atletas antigos desenvolveram uma ferramenta especial, o strygil, para raspar o óleo de massagem da pele”.

É aplicada para aliviar dores, fadiga e rigidez muscular, tensão nervosa e preparação para uma melhor performance. Seus efeitos rápidos e eficientes resultam no melhor aliado para os praticantes de esportes.


É possivel afirmar que melhora o rendimento do atleta pois confere o alívio emocional necessário para que se tenha uma boa concentração e excelente participação. Também a remoção de tensões musculares, dores, contusões e estiramentos colabora para o bom rendimento do atleta.

Nos treinamentos e nas competições, o trabalho de alongamento passivo, juntamente com as frequentes sessões de massagem auxiliam no alongamento muscular, remoção de toxinas e nódulos de rigidez. Esse preparo físico, juntamente com a potencialização da energia vital aumenta sobremaneira o rendimento físico e emocional.

De uma maneira geral, a aplicação da massagem antes, durante e após os exercícios físicos é sempre benéfica. O alívio das dores e fadiga, juntamento com o aumento da capacidade flectiva e movimentação auxiliam os esportista a terem um rendimento otimizado em suas atividades esportivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails