terça-feira, 17 de maio de 2011

Massagem Terapêutica Bioenergética




A massagem terapêutica bioenergética trata da pessoa de forma holística unindo corpo, mente e essência.

A bionergética foi criada a partir dos trabalhos de W. Reich e ficou mais difundida a partir dos trabalhos terapêuticos corporais de Alexander Lowen. Baseia-se em que o corpo funciona como um elemento de ação e reação e está constantamente em movimentação deixando fluir as emoções, os sentimentos e os registros por eles realizados. É um conceito de saúde vibrante.....onde tudo no corpo deve fluir de maneira natural e harmoniosa. Quando isso não ocorre ou a energia não flui diretamente, acontece a doença.

O processo desta massagem é recheado de boas vibrações corporais. A pessoa se permite ao autoconhecimento; aprende técnicas de respirações inclusive a respiração abdominal profunda; entra em contato consigo mesma através do aumento da percepção e autoconsciência corporal; aprende a manejar as vibrações energéticas corporais de maneira positiva; aumenta a vitalidade e o nível de prazer com a vida.

O eixo central dos trabalhos com bionergéticas são as couraças... as couraças são registros das resistências emocionais que obtemos ao longo de nossas vidas criando resistências muitas vezes rígidas aumentando os bloqueios, a ansiedade, as dores, e a negatividade emocional. Dissolver couraças implica em realizar uma movimentação corporal que atue na mente e nas emoções de forma a libertar as tensões que até então foram armazenadas.

Embora existam 7 tipos de couraças musculares (veja desenho) designadas por Reich, que coincidentemente estão nos mesmos eixos das posições dos 7 maiores chakras... cada ser humano pode apresentar padrões diferentes exibindo a estrutura da mesma couraça em reações distintas. As couraças são desenvolvidas como mecanismos de proteção e defesa do nosso organismo ao longo da nossa existência... Os músculos se contraem diante das emoções sentidas e registram as informações... muitas vezes se enrijecendo provocando entre outras coisas, dores crônicas e doenças... ao decorrer do tempo...
Além disso, existem outros tipos de couraças: a couraça visceral enraizada nos órgãos e vísceras e a couraça tissular (pele) muito estudada nos trabalhos terapêuticos de Eva Boyesen pela psicologia biodinâmica. Não irei me prolongar..

.
Mas voltemos ao trabalho da massagem ! A massagem com enfoque na bioenergética trabalha principalmente 3 eixos: a respiração, o autoconhecimento e a liberdade com o corpo traduzindo-se em movimentação. Também alinho as técnicas da MTC (medicina tradicional chinesa) juntamente com a bionergética pois enriquece as práticas de massoterapia....pois quando unimos técnicas de maneira adequada só temos a ganhar!

Neste tipo de massagem existem movimentos fortes e suaves, movimentos que deslizam naturalmente sobre as tensões musculares de forma que atuam diretamente sobre as mesmas exigindo uma resposta (reação positiva) dissolvendo-as sem pressão ou aceleramento. É um trabalho intenso e prazeroso que visa principalmente a liberdade corporal dos fluxos energéticos e o autoconhecimento.

O foco deste trabalho é o equilíbrio e a harmonia da energia vital do organismo para que o mesmo possa perceber sua ação no mundo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails