segunda-feira, 9 de maio de 2011

Estresse: conheça este inimigo



Essa reação física é capaz de alterar totalmente o equilíbrio do organismo.

O estresse é um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio no organismo. Estas reações envolvem quatro sistemas do organismo, sendo eles: esqueléticomuscular, o imunológico, o gastrointestinal e o cardiovascular.

O principal fator causador do estresse é o excesso de trabalho e a incapacidade de organizar tarefas e funções, além disso, problemas considerados sem solução podem levar a este quadro.

De acordo com estudiosos da área, o estresse pode causar consequências tanto físicas (gripe, gastrite, dores no peito, palpitações, e outras manifestações clínicas), como emocionais (agitação, insônia, descontentamento com as questões do dia a dia, péssimo desempenho no trabalho), no entanto só é considerado como doença quando estiver associado a maus hábitos de vida, como: fumo, sedentarismo, má alimentação, o que pode provocar problemas cardiovasculares.

Ter uma alimentação balanceada pode diminuir os transtornos ocasionados pelo estresses, evitar excesso de gorduras e doce pode aliviar os sintomas. Atividade física regular também é uma boa recomendação, sendo que os exercícios aeróbicos são mais eficazes (natação, corrida, caminhada, bicicleta).

O tratamento psicoterápico é recomendado para casos mais complexos e crônicos. Neste, o médico e psicólogo visam equilibrar o emocional do paciente, e caso seja necessário tranquilizantes e antidepressivos serão prescritos.

Porém, o melhor remédio ainda é a prevenção, ter uma boa qualidade de vida, conciliando trabalho com distração e evitar levar para casa as tensões decorrentes do dia a dia são ótimas opções de impedir este mal.



Saúde plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails