sábado, 26 de fevereiro de 2011

Massagem e integração psicofísica


Um pouco de estresse até que faz bem. O gostinho da competição, o prazer de produzir e vencer, a satisfação de conseguir resultados animam a pessoa a dar mais de si.

No entanto, quando o trabalho obriga você a permanecer sempre neste estado, a produzir mais e mais, vencendo sempre, o prazer desaparece e a tensão aumenta, podendo levar a um estresse crônico. O corpo fica dolorido, os músculos duros, o pescoço mal pode virar. A pressão arterial aumenta, os batimentos cardíacos ficam acelerados como se o corpo estivesse sempre passando por uma emergência. A capacidade de resolver problemas diminui, o sistema imunológico perde defesas e você fica mais sujeito a gripes e outras infecções.

Tudo isto porque o ser humano não foi planejado para funcionar sempre em estado de tensão. A ansiedade e tensão crônicos bloqueiam a capacidade do corpo de sentir prazer. Mas a vida moderna não sabe disso. Somos obrigados a continuar produzindo e criarmos alternativas para nos reequilibrarmos.

A massagem terapêutica, que leva a uma maior integração entre mente e corpo, que restabelece o fluxo energético e elimina as toxinas indesejáveis, constitui-se em uma dessas alternativas, por sinal, comprovadamente, a forma mais eficaz de reverter o estresse, por levar à produção de endorfinas pelo organismo, responsáveis pela sensação de bem estar.

A massagem é a melhor técnica existente contra o estresse e é indicada para a maioria dos problemas de saúde e distúrbios emocionais. Entre eles:

- distúrbios do sono
- depressão
- disfunções sexuais
- problemas circulatórios
- apoio à gravidez e ao pós parto
- dores nas costas
- doenças psicossomáticas em geral

Os efeitos imediatos são:

Relaxamento dos músculos
Ampliação da capacidade respiratória
Diminuição da ansiedade
Melhora da qualidade do sono
Aumento da concentração
Alívio de dores
Maior flexibilidade

Os efeitos a médio e longo prazo:

Maior consciência corporal
Maior acuidade dos sentidos
Mais alegria de viver
Mais resistência às doenças
Menos ansiedade
Maior vitalidade
Mais flexibilidade par lidar com imprevistos
Calma e tranqüilidade

fonte saude integral

2 comentários:

  1. S into dores constante entre a nádega e a costa.uma dor e chega a ficar com as pernas inchadas ..seria o nervo cíatico ?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails