sexta-feira, 10 de junho de 2016

Existem varias razões pelas quais a massagem pode nos fazer bem


A massagem desencadeia um processo fisiológico em todo o corpo. Não importa em que ponto do corpo toque, com certeza você estará mobilizando forças em todos o seu organismo. Todos os animais, inclusive o animal humano, precisam não somente ser tocados como também tocarem a si mesmos. Nos anos quarenta nos EUA, as pessoas estavam tão fascinadas com o desenvolvimento da ciência que, em nome do progresso cientifico, resolveram modernizar uma maternidade, e passarem a recomendar as pessoas que trabalhavam com os bebês que evitassem o máximo pega-los no colo ou toca-los, para assim reduzir o risco de contaminação bacteriana ou viróticas. Pretendiam com isto diminuir a mortalidade infantil. Qual não foi a surpresa geral ao perceberem que, ao invés disto, o índice de mortalidade dos recém- nascidos aumentou significativamente. A partir dai, começou-se a estudar com mais carinho os efeitos e a função do toque humano para os bebês. Os Animais mamíferos lambem sua cria assim que nascem, verificou-se que este lamber tem uma serie de funções importantes para o bichinho recém-nascido. Olhando-se daqui e dali, deduziu-se o que toda boa mãe já sabia: o ser-humano, como os demais mamíferos, precisa do contato corporal com outros seres humanos. No caso do bebe ele precisa especialmente do contato com a mãe, dai se explica a importância que a Índia dá ao toque e o desenvolvimento da técnica de massagem para bebes conhecida como Shantala. https://pt.wikipedia.org/wiki/Shantala.


A saúde física e emocional do bebe depende da quantidade e qualidade deste contato com a mãe, e quanto mais novinho o bichinho, mais falta de contato pode prejudica-lo, chegando ate a provocar a morte. Foi por este motivo que a tal maternidade moderna acabou provocando a morte de muitos bebês ao deixa-los privados de contato, carentes de estimulação, de acolhimento, corporais e de alma. Humano. O amor, a relação, deve necessariamente, para ter uma boa qualidade, incluir contatos.

Se para o bebe, o toque, o contato corporal com outro ser humano é vital, para o adulto também ele é importante. E no caso do adulto, é importante não somente o ser tocado como o tocar a si mesmo e tocar alguém. A massagem é, em ultima analise, um subproduto especializado do tocar.

A partir desta época, a psicologia passou a pesquisar cada vez mais a importância do tocar como fator de equilíbrio fisico-emocional humano. Tocar a si mesmo é essencial para o equilíbrio do organismo e do psiquismo.

Quando falamos em tocar, temos que incluir a questão do contato. Contato é mais do que tocar. É tocar com qualidade, um tocar que vem da alma, que traz alma. As vezes a gente pode ser tocado por um olhar apenas. Mas um olhar que cria um campo de energia entre nos e a pessoa que nos olha, um olhar que acrescenta, que estimula.

Na verdade, o contato com o olhar é muito forte pode mudar, num segundo, toda a condição de nosso organismo, desde nossos hormônios ate nossa temperatura, pressão sangüínea, batimento cardíaco e estado de animo.

Existe uma unidade funcional entre o fisico e o psiquismo. O que acontece com um estará acontecendo com o outro. A energia prânica https://pt.wikipedia.org/wiki/Prâna sustenta o processo vital. Tal energia tem a propriedade de fluir sempre que pode, isto é, se algo não a impedir, bloquear. No nosso corpo também ocorre o mesmo. A nossa energia flui, ou deveria fluir, livremente, percorrendo todo o corpo de cima para baixo, da cabeça aos pés e vice-versa, subindo dos pés a cabeça.

Mas as vezes essa energia pára num lugar como e algo a impedisse de continuar fluindo. Ela estanca e ai começam os nossos problemas. Esta energia, quando paralisa, fica como água estagnada numa poça. Sofre um processo que poderíamos comparar ao da água que começa a apodrecer e faz o corpo adoecer. Essas tensões a maioria são inconscientes e crônicas. A massagem  fará você tomar consciência de todas elas e conhecer seu corpo. E como você é seu corpo, você se conhecerá melhor. Mas cuidado não avance antes da hora, não ultrapasse seus limites. Respeite. Agora você já sabe que cada tensão tem a sua historia e a sua função. Suavidade é essencial. Mas isto não significa ser mole. Não seja duro com seu corpo mas seja firme. Convide o músculo a se render e a relaxar enquanto se alonga ou se massageia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails