terça-feira, 14 de junho de 2016

O QUE É MASSOTERAPIA?



massoterapia consiste no ensinamento de várias técnicas de massagem, concentrando-as em um  profissional, o massoterapeuta. Ele deve conhecer e saber aplicar múltiplas técnicas de massagem que visam sempre o bem estar e saúde de quem recebe seus serviços. É uma área extremamente valorizada no mercado e carece de um grande número de profissionais qualificados, sendo assim, é importante buscar formação de qualidade para poder exercer essa profissão
massoterapia é um dos recursos humanos utilizados para obter efeitos terapêuticos desde os primórdios da humanidade e nos dias atuais reconhecida entre os profissionais da Saúde como um excelente recurso eficaz no tratamento do estresse.
Os benefícios da massoterapia vão além do relaxamento influenciando sobre organismo em âmbito mecânico, neural, fisiológico e químico. A massagem bem aplicada de forma adequada, rítmica e com a pressão sobre a derme consonante com a resposta fisiológica do organismo, proporciona resultados satisfatórios.

 O QUE É MASSOTERAPIA?

Massoterapia é um termo moderno que traz uma definição contemporânea para uma pratica muito antiga, amassagem.
Porém, o que se deve ter em mente é o fato de o massoterapeuta ir muito além de um massagista. Uma vez que a um massoterapeuta domina várias técnicas de massagem, enquanto o massagista tem conhecimento sobre uma em específico.
Os conhecimentos adquiridos por quem estuda essa profissão garantem a possibilidade usar diversas variações de massagem, sabendo qual é mais indicada para determinado problema, podendo se utilizar elementos de técnicas variadas em uma única massagem, potencializando assim os benefícios para quem a recebe.

HISTÓRIA DA MASSAGEM

A massagem é muito antiga, se tem registro de massagens feitas na Grécia antiga a 5000 mil anos antes de cristo. Nas culturas antigas o papel de massagista era exercido pelo médico, vem daí então a forte associação com saúde.
A palavra massagem deriva-se do grego masséin, que tem o significado justamente de apertar com as mãos, ou mesmo amassar.
Várias são as ramificações de massagem, e não existe uma única definição que seja abrangente a todas elas, pois cada técnica é indicada para determinado fim e vai agir sobre o corpo de forma diferente que outra técnica agiria.
São dois os estilos de massagem mais conhecidos mundialmente, as de variação ocidental e as que se utilizam de princípios orientais. As massagens de linha ocidental são pautadas na ciência e andam ao lado da tradicional medicina, buscam estimular o bem estar do corpo através de músculos, pontos que liberem determinada sensação, representantes dessa linha de massagem são técnicas como a massagem desportiva, a massagem sueca, drenagem linfática, entre outras. Já as massagens de variação oriental buscam o equilíbrio do corpo através da energia, visam a igualdade entre os chakras, além de ter a mente como principal auxílio de bem estar ao corpo .
Conforme a necessidade do problema é indicada determinada técnica. A variedade de técnicas disponíveis no mercado é ampla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails