domingo, 6 de março de 2016

MASSAGEM TERAPÊUTICA: OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE


O simples toque com as mãos já proporciona boas sensações ao indivíduo. Uma massagem então desencadeia uma série de efeitos positivos ao organismo, que melhoram a saúde e o bem-estar.
A massagem terapêutica consiste em aplicar manualmente ou sistematicamente manobras metódicas ao tecido corporal. Tais manobras têm por objetivo levar conforto, relaxamento e tratar algias específicas.

Segundo estudos, a massagem terapêutica quando executada de maneira correta, promove efeitos mecânicos no organismo, como o movimento da linfa, de sangue venoso, e na mobilização de fibras musculares, tendões, pele e aderências.
Há também os efeitos fisiológicos que são o aumento da circulação sanguínea e linfática, aumento do fluxo de nutrientes promovendo assim a remoção dos produtos catabólicos e metabólicos, resolução de edemas e hematomas, estimulação nos processos de cicatrização, maior extensibilidade do tecido, alívio de dores, aumento e melhora do movimento das articulações, facilitação na atividade física, estímulo das funções viscerais e promoção do relaxamento local e geral.
Mas sem dúvidas, uma das principais queixas que levam a procurar os serviços de massagem são as dores nas costas, ocasionadas pela falta de tônus muscular. A principal causa é o estresse e a tensão acumulados, que geram músculos tensos e retesados, provocando consequentemente a dor. Nesse caso, a massagem tem o poder de melhorar tais sintomas por liberar a rigidez das articulações e dos músculos, substituindo por vezes o consumo excessivo de medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails