quinta-feira, 17 de março de 2016

A Tradicional Massagem Tailandesa



A origem deste estilo de massagem remonta ao tempo de Gautama Budha e a região que hoje compreende India e Nepal.  Acredita-se que Dr. Jivaka Kumar Baccha, contemporâneo de Budha e médico da Sangha, foi o criador deste método e é venerado na Tailândia como o Pai da Medicina. Com a expansão do Budhismo há mais ou menos 2000 anos, esse conhecimento chegou ao que hoje conhecemos como Tailândia onde foi preservado até nossos dias. Essa técnica foi mantida por tradição oral (mestre  discípulo) e alguns poucos registros que sobreviveram ao tempo.

Há 2 linhas mestras desta arte: o estilo do sul com a escola de Wat Po em Bangcoc e o estílo do norte com a escola do Old Medicine Hospital ( foundation of Shivago Komarpaj ) que é a linha dos mestres com quem o autor do vídeo aprendeu.

A  Tradicional Massagem Tailandesa ou como se chama comumente Thai massagem, tem um enfoque mais energético que físico. Dentre a imensa rede de canais sutis (sen) por onde circula energia vital eles utilizam terapêuticamente 10 principais. O corpo físico é o veículo através do qual se trabalha para reestabelecer o fluxo energético e a cura em todos os demais corpos.

Através de pressões profundas ao longo destes sen, alongamentos musculares, manipuläções articulares e torções busca-se liberar os bloqueios e estagnações da energia vital.

As várias manobras utilizadas nesta massagem foram concebidas para facilitar e estimular as correntes de energia intrinsecas, liberando os bloqueios que impediriam o equilíbrio essencial à manutenção de um indivíduo saudável e livre de dores.

As pressões podem se utilizar como ferramentasas mãos, polegares, pés, joelhos, cotovelos e antebraços. Para as torções e alongamentos utiliza-se o corpo como alavanca em manobras que são com Yoga (asanas) aplicado.

A Massagem Thai possibilita pressionar músculos, mover articulações equilibrando os níveis de energia, aumentando a flexibilidade e uniformizando o efeito em ambos os lados do corpo. A sensaçào de bem estar é gerada pela liberação de endorfina. O tempo todo durante a massagem há um sentido de fluidez, de cadência, de integração e companheirismo. Cada manobra se dissolve na seguinte como numa coreografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails