quarta-feira, 22 de julho de 2015

Massagem e seus benefícios



O aparecimento da massagem, provavelmente, tem origem com a existência do ser humano. Esfregar onde dói é um instinto natural que pode ser considerado a forma mais simples de massagem.

Descobertas arqueológicas indicam que o homem pré histórico utilizava pomadas e ervas para esfregar no corpo. É possível que isso promovesse bem estar geral e que protegesse contra lesões ou infecções. As poções também teriam efeito curativo, em especial se fossem esfregadas no corpo por um líder religioso ou curandeiro.

A literatura chinesa registra que a massagem era usada como método de cura desde 3000 a.C. Os chineses acreditavam na saúde total e a técnica com o exercício, artes marciais e a meditação, fazia parte do programa de saúde e forma física. 

O efeito mais imediato e notável de uma massagem é o relaxamento, por esse motivo ela é relacionada à redução da tensão. Mas nem sempre ela se destina a esse fim. Às vezes tem efeito revigorante, em outras ajuda a drenar congestões do corpo ou aliviar as contrações e espasmos musculares.

A função geral do organismo fica ampliada quando ele se encontra em estado de relaxamento. A massagem, portanto influencia todo o corpo de diversas maneiras. Alguns de seus usos são: aumentar a circulação para uma área (músculo ou articulação) reduzir a dor, relaxar os músculos e o paciente, aumentar a circulação para longe da área afetada, ajudar a drenagem de excesso de liquido e introduzir óleos na pele.

Uma massagem cuidadosa gera sensações de bem estar, confiança e alegria e também efetua uma mudança profunda na postura e na expressão facial. Ter confiança no terapeuta que está aplicando a massagemé muito importante para que você relaxe e receba os benefícios enquanto recebe a massagem, se estiver viajando e quiser ter essa experiência em um local diferente do habitual, peça indicação no seu hotel, muitos já oferecem e tem os profissionais a disposição ou mantém parceria com terapeutas e chamam quando é necessário.

A massagem é uma troca de energias e através de técnicas de deslizamento, fricção, batimento e amassamento, trabalha-se o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético, causando a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga mental e física e dando resistência ao corpo.

Os benefícios são muitos, e entre eles se destacam:

Controle do estresse.
Diminuição da ansiedade.
Alívio da tensão e dores musculares.
Melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune.
Diminuição da pressão arterial no caso de pacientes hipertensos.
Alívio das dores de cabeça.
Diminuição do cansaço.
Estimulação e equilíbrio do sistema intestinal.
Eliminação de toxinas e resíduos metabólicos.
Diminuição das insônias.

O conhecimento da técnica pelo profissional que irá aplicar a massagem é essencial para obter os resultados esperados, equilibrando a energia e vitalidade do corpo, que são os seus principais objetivos.
E minha dica é: procure um bom profissional e desfrute desse momento que é exclusivo para você. 

Boa massagem e aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails