terça-feira, 2 de junho de 2015

Massagem e Bem-estar


Um dos mais conhecidos benefícios da massagem terapêutica é a sua capacidade de aumentar a sensação de bem-estar.

A massagem promove a liberação de serotonina e endorfina.


A serotonina é responsável pela transmissão de mensagens nervosas e ajuda a sustentar os sentimentos de bem-estar. A serotonina atua como um mediador para acalmar o corpo, enquanto as endorfinas atuam como um estimulador de prazer para o cérebro. 


Bem como aumentar a produção desses hormônios de sentir-se bem, a massagem também ajuda a diminuir o hormônio do estresse, cortisol. Além disso, a massagem terapêutica alivia a tensão e promove o relaxamento, o que leva a uma imediata e significativa redução no cortisol, às vezes por mais de 40 por cento.

Estudos recentes apontam que a endorfina pode ter tanto um efeito sobre áreas cerebrais responsáveis pela modulação da dor, humor, depressão, ansiedade, como pela inibição do sistema nervoso simpático, responsável pela modulação de diversos órgãos como coração e intestino. Elas também podem regular a liberação de outros hormônios.
Provavelmente, parte da capacidade da acupuntura em aliviar a dor seja devida ao estímulo de liberação de endorfinas. Uma vez estimulados pelas agulhas nos terminais nervosos (pontos) é gerado um impulso para aumentar a libertação de neurotransmissores no complexo supressor de dor, ou seja, é produzido o efeito analgésico na região cerebral.
Efeitos principais das endorfinas:
Melhoram a memória;
Melhoram o bom humor;
Aumentam a resistência;
Aumentam a disposição física e mental;
Melhoram o nosso sistema imunológico;
Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos (radicais livres);
Aliviam as dores;
Melhoram a concentração.
Agende uma sessão e sinta os benefícios da massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails