domingo, 14 de junho de 2015

Benefícios de receber massagem semanalmente

   


 Mesmo sem saber, todos nós já usufruímos dos benefícios trazidos pela massagem. Quando estamos com desconfortos abdominais, sofremos lesões ou contusões, nossa reação instintiva é a de friccionar e apalpar a área machucada, na tentativa de aliviar parte da dor que sentimos. Esses simples movimentos são, em uma escala reduzida, formas de massagear a região afetada.
          
A palavra massagem tem origem grega e significa “amassar”. Do dicionário extraímos a seguinte definição: “compressão das partes musculares do corpo e das articulações para fins terapêuticos”.
          
O Touch Research Institute, dos Estados Unidos, entidade responsável por diversas pesquisas sobre os benefícios da massagem realizada regularmente, divulgou em estudo recente que os tratamentos de dores crônicas, depressão, anorexia, pressão alta proveniente de estresse e enxaquecas, tiveram melhores resultados quando associados às massagens terapêuticas.  
          
Em teste realizado em uma empresa, os funcionários foram separados em dois grupos, sendo que os integrantes de um deles recebeu uma breve massagem de 15 minutos, enquanto o outro somente relaxava com os olhos fechados durante o mesmo período. O resultado obtido ao fim de cinco semanas de tratamento revelou que os níveis de depressão foram menores em ambos os casos,entretanto, os participantes que receberam a massagem tiveram redução do nível de estresse no trabalho, além de demonstrarem uma maior velocidade e precisão em cálculos matemáticos, culminando em um aumento de produtividade.
         
 Em outra pesquisa foram selecionadas dezenove mulheres que sofriam de anorexia nervosa. Algumas delas receberam o tratamento padrão, enquanto outras, além desse procedimento, receberam massagens terapêuticas duas vezes por semana, por cinco semanas. As pessoas que foram massageadas apresentaram menor ansiedade e níveis mais baixos de cortisol, hormônio associado ao estresse. Durante o período de tratamento, estes pacientes também relataram a diminuição de insatisfação com o próprio corpo no Inventário de Transtornos Alimentares. Outro efeito foi o aumento dos níveis de dopamina e de noradrenalina, hormônios associados ao humor, à alimentação e ao sono.
          
A fim de avaliar os resultados da massagem em pessoas com enxaqueca, pesquisadores selecionaram aleatoriamente vinte e seis adultos, separados em dois grupos, um de controle e outro de massagem terapêutica, sendo que os integrantes deste último grupo receberam 30 minutos de massagem durante cinco semanas consecutivas. Os massageados relataram menos dor, mais dias livres de dor de cabeça, melhora no sono, e eles mostraram um aumento nos níveis de serotonina, hormônio associado à regulação do ritmo cardíaco, da alimentação e do sono.
          
Portanto, podemos concluir que reservar um tempo semanal para receber massagem pode nos trazer diversos benefícios, tais como a redução de dores, da depressão e da ansiedade, melhora do sono, aumento da produtividade do trabalho e melhora na circulação sanguinea. 

Além disso, uma massoterapia pode promover efeitos sedativos contra a dor, favorecer o relaxamento físico e psíquico, proporcionar melhoria do funcionamento dos órgãos internos e ajudar a eliminar resíduos das células, por ativar o sistema linfático. Associada a um bom creme, a massagem melhora a textura da pele e facilita a absorção e eliminação de gorduras no corpo, melhorando o funcionamento do organismo em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails